fbpx

Cidade de Guaíba presta homenagem ao ex-presidente da AJURIS Gilberto Schäfer

Cidade de Guaíba presta homenagem ao ex-presidente da AJURIS Gilberto Schäfer

A noite da última quarta-feira (18/4) foi especial para o juiz de Direito Gilberto Schäfer, ex-presidente da AJURIS no biênio 2016/2017. A Câmara de Vereadores da cidade de Guaíba, onde magistrado reside e onde atuou por muitos anos, lhe outorgou o título de Cidadão Guaibense. A proposição, aprovada por unanimidade pelos 16 vereadores da Casa, foi feita pelo vereador José Campeão Vargas.

O proponente da distinção destacou o trabalho de Schäfer junto à comunidade guaibense, em especial no trabalho realizado para a construção do atual prédio do Fórum. “Estamos fazendo essa homenagem com muita honra. O senhor tem amigos nessa Casa legislativa e Guaíba lhe agradece muito pelo que o senhor fez”, disse o vereador. A atuação, por mais de 10 anos de Gilberto Schäfer em Guaíba, também foi saudada pelo presidente da Casa, vereador Renan Pereira; pela vice-prefeita Cleusa Silveira; e pelo vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizer.

Adoção mútua

“As palavras são pequenas para expressar o carinho que eu sinto por esta cidade e por todas essas pessoas que aqui se encontram”, disse Gilberto Schäfer. O magistrado, que é nascido na cidade de Humaitá, disse que o título que lhe foi outorgado nesta noite é, “de alguma forma, um documento que expressa essa adoção mútua”. “Eu adotei Guaíba, Guaíba me adotou. A partir de agora eu sou guaibense. Sou cidadão de Guaíba”, disse Schäfer.

Schäfer lembrou sua atuação na Comarca e que a municipalidade foi de extrema importância em ações como a construção do Fórum; do processo falimentar de uma empresa que empregava, pelo menos, três mil pessoas, a grande maioria de Guaíba e que possibilitou o pagamento de rescisões; dos processos eleitorais que comandou. “Eu sempre apostei na conciliação”, lembrou o magistrado.

Citando teóricos da Filosofia, Schäfer disse que só é possível compreender a vida olhando para o passado, mas que viver, se vive olhando para o futuro. “Que o futuro não nos seja indiferente, que se recupere o sentido da política, dos direitos fundamentais, dos Direitos Humanos. Não podemos abrir a caixa dos autoritarismos, e nem das decisões judiciais ditadas pelo clamor das ruas”. completou o magistrado. Finalizando, Gilberto Schäfer disse que a homenagem redobra seu compromisso como cidadão de Guaíba.

Mais que um colega de Magistratura

A presidente da AJURIS, Vera Deboni, convidada a compor a mesa, deixou registrado que, mais que um companheiro de trabalho associativo e colega de Magistratura, Gilberto Schäfer se mostrou, ao longo dos anos, um grande amigo. “Quando nos fazem uma homenagem, principalmente uma terra, uma município, a gente se pergunta: ‘O que eu fiz de bom?’. Eu sei o que me levaria a fazer essa homenagem ao Gilberto. Muitas vezes não temos a oportunidade de escolher as  pessoas que vamos conviver. De domingo a domingo nós convivemos durante dois anos e, de domingo a domingo eu encontrei um sorriso aberto, uma pessoa que me acalmava, encontrei um homem com uma capacidade de diálogo espantosa, uma capacidade de dizer as coisas e dizê-las com um sorriso; um lutador pela causa da Magistratura, mas que em momento algum colocou a nossa condição corporativa acima dos seus princípios. E daí o meu grande respeito, a grande alegria de poder conviver contigo, de domingo a domingo”, disse a presidente. “Eu agradeço a cidade de Guaíba ter me dado essa oportunidade de dizer isso. E tenho certeza: hoje o Gilberto não é mais um juiz de Guaíba, mas será um grande cidadão e um lutador por Guaíba”, finalizou a magistrada.

A cerimônia ainda contou com as presenças de familiares de Gilberto Schäfer; de funcionários do Judiciário que já trabalharam com o magistrado; de integrantes da AJURIS, como os vices-presidentes Cristiano Vilhalba Flores e Felipe Rauen Filho; e dos diretores Alexandre Aronne de Abreu, Marialice Camargo Bianchi, Tatiana Elizabeth di Lorenzo, Fábio Duarte Fernandes, Leila Torelly Fraga e João Ricardo dos Santos Costa; das juízas-corregedoras Rosana Garbin e Rosane Bordasch; e do gerente executivo do Sicredi/AJURIS, Evandro Luiz Quanz.

 

Confira a galeria de fotos:

 

Texto e fotos: Daniel Soares
Departamento de Comunicação – AJURIS
imprensa@ajuris.org.br
(51) 3284.9125