fbpx

Campanha de Educação para a Paz Itinerante é levada ao bairro Guabiroba, em Pelotas

Campanha de Educação para a Paz Itinerante é levada ao bairro Guabiroba, em Pelotas

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC) inaugurou, na manhã de ontem (2/3), na Escola Estadual Luís Carlos Correa da Silva, bairro Guabiroba, a Campanha de Educação para a Paz Itinerante.

A iniciativa consiste em mostra de imagens e proposta de reflexão sobre diálogo, tolerância, respeito ao próximo e cultura da paz, composta por banners e circulará por todas as escolas da Comarca que manifestarem interesse.

A mostra foi aberta por uma oficina sobre cultura da paz e permanecerá na escola pelo período de um mês, esperando-se, durante a exposição, que a comunidade escolar dialogue sobre temas como tolerância, respeito às diferenças, direitos e deveres, não-violência, bullying, diálogo, entendimento e construção da paz.

A atividade integra a Campanha de Educação para a Paz desenvolvida pelo CEJUSC, com o lema Conversando a gente se entende. As oficinas são ministradas por conciliadores, mediadores, facilitadores de Justiça Restaurativa e pelo coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral.

Cultivar a paz é saber perdoar, reconhecer o erro, respeitar os outros como eles são, pedir desculpas e fazer as pazes. Com esta Campanha, queremos provocar essas reflexões nas Escolas e contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta, explica Malizia.

A direção da escola agradeceu a preocupação do Poder Judiciário com a paz nas escolas e comunidades, concitando os alunos, professores e servidores e transformarem-se em agentes de construção da paz.

Presenças

A solenidade contou com as presenças da diretora da Escola Estadual Luís Carlos Correa da Silva, Gislene Barboza de Campos, da gestora do CEJUSC da Comarca de Pelotas, Marília Reis Gonçalves, bem como dos conciliadores, mediadores e facilitadores de justiça restaurativa do CEJUSC que conduziram a oficina de construção da paz, Iolanda Botelho, Marilaine Lascano Furtado Furmann e Izabel Lopes, alunos e professores da Escola.

Educação para a Paz

A intenção do CEJUSC é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social.

De acordo com o coordenador do CEJUSC, juiz Marcelo Malizia Cabral, “O Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade.

Não aguardamos mais que os conflitos cheguem à Justiça passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas, nas escolas, nas comunidades, explicou o magistrado.

A campanha é desenvolvida através da realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral. Em curso desde o mês de julho de 2012, a ação já alcançou 5.255 pessoas na Comarca de Pelotas.

Blog 

Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à Justiça, o CEJUSC lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades do Centro. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com.

Contato

O atendimento no CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7º andar, na Avenida Ferreira Viana, nº 1134, telefone (53) 3279.900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br.

 

Texto: TJ/RS com informações da Comarca de Pelotas

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br