17 jun Campanha da AJURIS auxiliará na recuperação de escolas
A AJURIS ingressa na segunda fase da sua campanha solidária que já arrecadou mais de R$ 1 milhão e está sendo destinada a ajudar as comunidades atingidas pelas enchentes. Na primeira parte da campanha, a AJURIS usou parte dos donativos recebidos de associados, pessoas físicas e empresas de todos o país para adquirir e distribuir roupas, alimentos, água, medicação, ração para animal e material de higiene e limpeza entre as famílias e comunidades atingidas, sempre com a orientação da Defesa Civil das prefeituras.
Na segunda fase da campanha, a AJURIS vai utilizar a outra parte dos donativos para ajudar na recuperação de escolas públicas atingidas pelas enchentes em municípios de quatro regiões do Estado onde estão situadas Coordenadorias da AJURIS: Canoas, Pelotas, Novo Hamburgo e Santa Cruz. As regiões foram definidas por terem o maior número de alunos impactados pelas enchentes, a partir de dados fornecidos pela Secretaria Estadual da Educação. Além das escolas, em Porto Alegre a AJURIS também ajudará na recuperação da Fundação Pão dos Pobres, que atua na capacitação de jovens e adolescentes e já tem uma parceria de longo tempo com a Associação.
Nos próximos dias, os coordenadores da AJURIS nas quatro regiões definirão, junto com as autoridades locais, as escolas que mais necessitam de auxílio. Cada uma receberá um valor financeiro para ser usado na recuperação de equipamentos e mobiliário e na compra de material didático.
A segunda parte da campanha foi definida durante reunião na tarde desta sexta-feira (14/6) com a participação das vice-presidentes Administrativa da AJURIS, Helena Ruppenthal Cunha, e Cultural, Samyra Bernardi, do diretor do Departamento de Coordenadorias, Alexandre Kreutz, e de integrantes das quatro coordenadorias envolvidas na campanha
Visita ao Pão dos Pobres
Uma das instituições mais conhecidas de Porto Alegre e que trabalha na preparação de jovens para o mercado de trabalho, a Fundação Pão dos Pobres foi duramente atingida pela cheia do Guaíba. Instalado no bairro Praia de Belas, a fundação teve todas as suas instalações inundadas. As oficinas de veículos e de elevadores ficaram submersas. A água chegou até mesmo nos carros que estavam suspensos nos elevadores hidráulicos. Na oficina de informática, cerca de mil computadores que estavam em reparos foram perdidos. As crianças precisaram ser retiradas de barco da área dos dormitórios quando a água subiu. Até mesmo a estrutura do prédio histórico foi danificada e precisará ser revista.
A direção da AJURIS visitou o Pão dos Pobres no dia 10 de junho e acompanhou os esforços de limpeza e recuperação dos estragos para entender o que poderá ser doado. Ao final da visita, um símbolo da retomada do trabalho: os visitantes puderam assistir ao primeiro ensaio da Orquestra Jovem do Pão dos Pobres. Ao som de Vento Negro, os jovens mostraram que sempre é tempo de recomeçar.
Participaram da visita o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, a vice-presidente Cultural, Samyra Bernardi, e o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania Charles Bittencourt. A direção da AJURIS foi recebida pelo gerente do Pão dos Pobres, João Rocha.