fbpx

Associações de magistrados integram Conselho Consultivo do CNJ

Associações de magistrados integram Conselho Consultivo do CNJ

Outro Conselho reunirá presidentes dos tribunais. 

Os presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE); da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), integrarão Conselho Consultivo da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conforme a portaria nº 30, desta terça-feira (24/3), o objetivo será de auxiliar a análise das propostas normativas e demais matérias que causem impacto direto nos interesses da Magistratura Nacional.

Para o presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, a criação do órgão é fruto da atuação da entidade, que sempre priorizou a participação de todos os juízes, especialmente os do primeiro grau, nas políticas públicas do CNJ e na gestão dos tribunais. “É um passo muito importante para a democratização do Judiciário. Trata-se da conquista de um anseio antigo da Magistratura em atuar nas políticas nacionais do CNJ”, afirma. Ele recorda que a associação defendeu em abril do ano passado, em sessão do Conselho, a inclusão das associações de magistrados na resolução que institui a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.

O presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, destaca que esse é mais um reconhecimento da importância da representação da Magistratura, que passa a ter voz reconhecida oficialmente pelo Conselho Nacional de Justiça.

O presidente do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, assina a portaria, que considera especialmente a preservação da autonomia do Poder Judiciário brasileiro e o cumprimento do Estatuto da Magistratura. Além da necessidade de defesa das garantias e direitos dos Magistrados para o fortalecimento do Poder Judiciário e a promoção dos valores do Estado Democrático de Direito. O texto também aponta a necessidade de estabelecer rotina de atenção prévia no trato de assuntos de interesse direto da Magistratura Nacional.

O ministro também assinou portaria criando o Conselho Consultivo formado pelos presidentes dos tribunais de Justiça de todo o país (Nº 29/2015). Da mesma forma ele terá o papel de auxiliar a presidência do CNJ nas tomadas de decisões administrativas que impactam o funcionamento da Justiça Estadual.

O anúncio da criação foi feito no dia 16 de março, durante o encerramento do 102º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) destacou a necessidade de ampliar o diálogo para a análise de matérias relacionadas à Justiça Estadual e à magistratura.

 

Grasiela Duarte, com informações da AMB
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br