04 fev Assinada ordem de início para reforma do Foro Central Prédio I
Foi assinada esta tarde (3/2) a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e reforma do prédio do Foro Central Prédio I de Porto Alegre. O Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, enfatizou que a principal preocupação que moveu a Administração foi a segurança de servidores, magistrados e da população, que utilizam diariamente os serviços do Poder Judiciário. “Trata-se de um prédio que exige melhorias, obras de modernização e aperfeiçoamentos indispensáveis à melhor prestação jurisdicional“, afirmou.
O início das obras resulta de um profundo estudo de reformulação do projeto original de reforma do Foro Central Prédio I. Serão implementadas inovações e melhorias que facilitarão o acesso e a circulação no prédio. O diretor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Manutenção (DEAM) do Tribunal de Justiça, engenheiro Alcimar Andrade Arrais, explicou que haverá acessos exclusivos para magistrados, servidores e também de réus presos, mediante entradas independentes.
O Foro Central Prédio I será transformado em um Foro Criminal com duas entradas independentes. As atuais rampas internas de acesso aos andares serão retiradas para aumentar a segurança do prédio, sendo substituídas pela instalação de mais 10 elevadores. Isso também acarretará na ampliação do espaço útil. O projeto prevê, ainda, a instalação de uma escada rolante no térreo.
O juiz-diretor do Foro de Porto Alegre, Nilton Tavares da Silva, disse que a remodelação do projeto original é resultado de um amplo debate mantido com os gabinetes dos magistrados. “Dessas discussões resultou um layout moderno, funcional e com uso racional do espaço“, acrescentou o diretor.
As obras deverão ser realizadas em um prazo de 40 meses. Segundo Rafael Silva Fornazieri, engenheiro Civil da Tecon – Tecnologia em Construções Ltda., responsável pela reforma, deverão ter início imediatamente. Um contingente de 80 trabalhadores trabalhará na remodelação do Foro Central Prédio I de Porto Alegre.
Participaram da assinatura da ordem de início das obras os vice-presidentes do TJ, desembargadores Luiz Felipe Silveira Difini, Manuel José Martinez Lucas e Francisco José Moesch, além do corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, e do diretor-geral do TJ, Omar Jacques Amorim.
O Foro Central Prédio II, também chamado novo Foro Cível, é recém-construído e foi inaugurado em setembro de 2013. Para mais informações , acesse: Inaugurado novo Foro Cível de Porto Alegre.
Texto: Gilberto Jasper / TJ/RS
Departamento de Comunicação
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br