fbpx

AJURIS participa de celebração dos 80 anos da ARI

AJURIS participa de celebração dos 80 anos da ARI

A AJURIS participou, na noite de terça-feira (24/3), da sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em homenagem aos 80 anos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A diretora do Departamento de Comunicação Social, Rute dos Santos Rossato, saudou a celebração da data. A magistrada também cumprimentou o jornalista e escritor Luis Fernando Verissimo, que representou o seu pai, Érico Verissimo, um dos fundadores da entidade e primeiro presidente da ARI.

Falando em nome da Câmara, o vereador Professor Garcia (PMDB) reconheceu que a ARI é uma das mais sólidas instituições gaúchas. Saudou a presença na solenidade do filho de Érico Verissimo, o jornalista e escritor Luis Fernando Verissimo, e encerrou o discurso com uma frase do fundador da ARI: “As palavras bonitas o vento as leva, as bandeiras o tempo desbota ou destrói, os partidos políticos passam porque morrem, fundem ou se renovam, mas nós ficamos”.

O lema do fundador continua até hoje, afirmou o atual presidente da Associação. “Agregamos empregados e empregadores, tendo como valores básicos a liberdade de expressão e o respeito ao direito”, afirmou João Batista de Melo Filho em seu discurso. Lembrou ainda que a ARI posiciona-se como entidade “autônoma, laica e apartidária, que não se furta a atuar politicamente na defesa da sociedade”.

Batista Filho agradeceu à Câmara pela homenagem por se tratar de uma Casa dos grandes debates, reverenciando o bem-estar de uma sociedade. Lembrou que a palavra é a maior riqueza do jornalista e sempre foi usada por grandes líderes e políticos para se dirigir à sociedade ou seus seguidores.

História

Fundada em 19 de dezembro de 1935 com 114 sócios, todos jornalistas de veículos da Capital, teve como primeiro presidente eleito o escritor Érico Verissimo, que na época era redator-chefe da Revista O Globo. A liberdade de imprensa e de expressão e a melhoria das condições de vida dos jornalistas e de seus familiares sempre foram as bandeiras da ARI. Érico Verissimo pontuou em seu discurso de posse que “não fundamos esta associação para termos uma bandeira, um distintivo ou uma sede para a realização de festas. Os trabalhadores da imprensa se congregam para conseguir vantagens reais para a classe”.

A Associação Riograndense de Imprensa realiza desde 1958, a edição do Prêmio ARI de Jornalismo, uma das principais e mais tradicionais premiações do jornalismo brasileiro. A premiação nunca foi interrompida nestes 57 anos.

 

Grasiela Duarte, com informações da ARI
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br