fbpx

‘Ajuris, 78 anos’, por Cláudio Martinewski

‘Ajuris, 78 anos’, por Cláudio Martinewski

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) completa hoje 78 anos de existência e, em meio às celebrações da data, se prepara para uma importante missão a ser cumprida nas próximas semanas. Vai atuar para que as juízas e os juízes estaduais que integram a Justiça Eleitoral tenham totais garantias constitucionais para coordenar as eleições que se avizinham e que prometem ser realizadas em um ambiente de profunda tensão, considerando-se os acontecimentos recentes e os reiterados ataques infundados ao sistema eleitoral.

Como já ocorreu diversas vezes ao longo de sua jornada de quase oito décadas de existência, a Ajuris viverá mais um momento de atuação que vai além da defesa dos direitos de juízas e juízes, finalidade basilar da associação. Vai trabalhar igualmente pelo pleno exercício da cidadania e pela garantia dos direitos políticos tão necessários a uma sociedade maltratada pelas desigualdades como a nossa, os quais poderão ser expressos pelo voto.

A Ajuris considera a realização de eleições periódicas e livres como um sinal de vigor de um sistema democrático que deve servir à cidadania e garantir os direitos sociais. Por isso, é fundamental o trabalho de juízes e juízas para que o pleito ocorra em um ambiente de segurança, garantindo que o resultado das urnas expresse fielmente a vontade dos eleitores.

Em diferentes momentos de sua história, que a coloca como uma das associações de classe da magistratura mais antigas do Brasil, a Ajuris entendeu que seu papel institucional era mais relevante do que o de representação classista. Este é, com certeza, mais um deles. Mais um momento em que a força unida de juízas e juízes é colocada a serviço da sociedade com o objetivo de defender o sistema político que escolhemos para conviver em harmonia, mas que passou a ser alvo de ataques infundados, alimentados pela produção exacerbada de fake news turbinadas pela irracionalidade e pela falta de tino moral.

As eleições se avizinham e serão a verdadeira festa da democracia, se depender da atuação das juízas e dos juízes gaúchos, que há 78 anos estão comprometidos com a sociedade à qual servem.

 

Cláudio Martinewski
Desembargador e presidente da AJURIS

 

*Artigo publicado na edição impressa do jornal Zero Hora na quinta-feira (11/8).