fbpx

Corrente solidária da AJURIS une Porto Alegre e São Paulo

Corrente solidária da AJURIS une Porto Alegre e São Paulo

A corrente solidária liderada pela Associação dos Juízes do RS (AJURIS) percorreu mais de 1,2 mil quilômetros de distância e 16h de viagem a bordo de uma carreta carregada com quase 30 mil litros de água. O caminhão saiu de São Paulo e desembarcou no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, nesta terça-feira (14/5). A ação solidária foi promovida por três paulistas: Lisandra Saturno, Amanda Tsuruda e Simone Macedo, que juntas mobilizaram dezenas de pessoas da capital paulista e de outros estados. 

A força tarefa para doar água iniciou com a repercussão na imprensa e nas redes sociais da tragédia enfrentada pelo povo gaúcho após as enchentes que atingiram quase todo o Estado. Segundo Lisandra, que dá aula de natação, as notícias foram o ponto de partida. “Fiquei muito impactada porque trabalho com água, dou aula de natação. Então, quando vi aquela água subindo e as pessoas saindo sem nada foi muito ruim, chorava em casa. Assim, dessa tristeza, nasceu essa ação do bem”, conta. 

No entanto, era desafiante lotar um caminhão com doações. O marido de Lisandra trabalha na distribuidora de água Genuína Lindoya, em Lindóia, no interior de São Paulo. Foi a partir dele que as amigas se uniram para angariar doações em dinheiro para comprarem fardos de garrafas de água de 1,5 litro e conseguirem um caminhão que teria como destino o Rio Grande do Sul. A meta era arrecadar R$ 12 mil, mas foi além e chegou a R$ 50 mil. Foi assim que as paulistas chegaram à AJURIS. “Quando começamos, não tínhamos ideia de como transportar água para o Rio Grande do Sul. Muitas pessoas começaram a doar e entre algumas pessoas que participaram, encontramos uma que indicou a AJURIS como uma entidade correta e segura que poderia distribuir os mantimentos doados. Foi uma corrente do bem”, disse Lisandra. 

A Associação recebeu parte das doações de águas descarregadas na PUCRS, que totalizaram cerca de 7 mil litros. Outras três instituições e empresas dividiram o restante da carga. “O grito de ajuda do Rio Grande do Sul ecoa por várias regiões do Brasil, é muito emocionante perceber como brasileiros de tantos estados estão mobilizados pelo povo gaúcho”, avalia o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores. 

Sob o comando do motorista de caminhão Geraldo Berbel, o trajeto até Porto Alegre foi difícil, com estradas interditadas e trânsito congestionado. Da PUC, por meio de vans cedidas pelos Correios, os fardos de água recebidos pela AJURIS foram levados ao posto de coleta do Ministério Público, que fará a distribuição aos necessitados. Na próxima sexta-feira (17/5), outra carreta com doações de água deve chegar em Gravataí, e mais uma está sendo preparada para a próxima semana. “Se as pessoas soubessem o quanto faz bem fazer o bem, daria para abraçar as necessidades do mundo. Já ajudei em outras ações de solidariedade, mas nesse nível de tragédia e mobilização nunca tinha acontecido. É a força do povo brasileiro. Estamos a quilômetros de distância, mas unidos por um mesmo motivo: ajudar”, conclui Lisandra.