10 maio AJURIS Memória: a história do logotipo que virou unanimidade
O Conselho Executivo (CE) da AJURIS viveu um momento histórico durante sua reunião da última segunda-feira (9/5). Os integrantes do colegiado ouviram o relato do desembargador aposentado Roberto Nicolau Frantz, 91 anos. Com a fala mansa e memória firme, Frantz relatou como foi criado o logotipo da AJURIS, composto por um conjunto de cinco formas triangulares que remetem à balança símbolo da Justiça, nos tons vermelho e laranja. Veja o relato do magistrado:
“Nunca canso de admirar a beleza singela, mas intensa e distinta, do logotipo de nossa Associação, o que deve ser uma unanimidade nacional. Trata-se, na verdade, de um excelente e marcante logotipo.
A sua criação, entretanto, penso que se perdeu no tempo e poucos – ou quase ninguém – conhecem a sua origem e autoria. Venho, por isso, prestar o meu testemunho para que todos os colegas, atuais e pósteros, tenham ciência da origem do nosso belo logotipo.
A história é a seguinte: meu único irmão, Orlando Frantz, já falecido, era publicitário e técnico em artes gráficas e sua sensibilidade artística seguidamente me advertia de que a nossa Associação merecia um logotipo para os seus papéis e documentos. Na época, em 1968, eu participava da AJURIS no setor do Patrimônio, e o presidente era o colega José Dutra (presidente em 1968 a 1970), a quem sugeri que talvez valesse a pena algum gasto com a criação de um logotipo para a Associação. Resolvemos, então, colher as sugestões de meu irmão.
Na agência de publicidade de Orlando, a Supervisão Propaganda Ltda., trabalhava, na época, um excelente artista argentino, de grande criatividade, de quem hoje só lembro o prenome de Juan Carlos, a quem foi confiada a missão. Em poucos dias chegaram as minhas mãos uns três esboços de logotipos, e entre eles o que hoje ilustra os milhares de documentos expedidos pela AJURIS e que já se encontra umbilicalmente vinculado ao nome de nossa Associação.
Numa reunião na AJURIS, onde estavam alguns colegas, dos quais me recordo do Barison (José) e do Natanael Guimarães, foi escolhido, sem dificuldade, o logotipo atual, tal a sua beleza e criatividade, e encomendado à Supervisão Propaganda material de correspondência, envelopes, etc., com o novo logotipo. Depois, foi o que se viu: o nosso logotipo é um sucesso nacional.
Essa a origem do logotipo: o interesse do irmão de magistrado, ligado ao setor de publicidade, e a genialidade de um artista hoje anônimo para quem a criação era um dom que exercia quotidianamente e cuja arte continua repercutindo, diuturnamente, nos inúmeros documentos que emanam da nossa Associação.”