fbpx

Juízes voluntários produzirão marmitas para população em situação de rua

Juízes voluntários produzirão marmitas para população em situação de rua

Acostumados a compartilhar a paixão pela gastronomia, um grupo de juízes que surgiu a partir do AJURIS Cozinha também está compartilhando solidariedade com a população mais vulnerável. Os magistrados vão somar forças ao projeto PF das Ruas que, desde 2016, serve alimentos para as pessoas em situação de rua em Porto Alegre.

Como forma de manter o isolamento social, mas ainda assim contribuir com o projeto, os juízes do Cozinha Solidária, nome criado pelo grupo, produzirão marmitas nas suas próprias residências. A compra de insumos para a produção das refeições está sendo feita de forma individual por cada um dos magistrados, e a logística para a entrega dos alimentos ao PF das Ruas será fornecida pela AJURIS.

A expectativa é que no próximo domingo (5/4) sejam fornecidas 200 marmitas, além de 1,5l de água para acompanhar cada refeição. Apesar da estrutura do PF das Ruas ser montada todos os sábados, neste período crítico da pandemia do coronavírus, o PF das Ruas tem feito entregas descentralizadas e em vários dias da semana.

Crédito: PF das Ruas

Desde que a ideia do Cozinha Solidária foi lançada, em 29 de março, pelo grupo de juízas e juízes, o projeto já contou com a contribuição de magistrados da ativa e aposentados, além da colaboração de funcionários da AJURIS. Até o momento já foram arrecadados mais de R$ 11 mil. Parte do recurso foi destinado para a compra das embalagens de armazenamento das refeições, para a compra das águas e também outros itens que as pessoas em situação de rua necessitam. 

“Mas continuamos a procura de outros colegas que também queiram ajudar a cozinhar”, informa Gladis Piccini, destacando que todas as adesões são bem-vindas. A magistrada coordena o grupo de Gastronomia da AJURIS e também é chef de cozinha.

Os recursos serão gerenciados pelo grupo, na intenção de manter e ampliar as ações sociais durante o período de crise. Neste primeiro momento, o Cozinha Solidária também colaborou com a ONG Moeda do Bem. A entrega dessas doações foram coordenadas desembargadora Lizete Sebben, que é assessora da Presidência da AJURIS.

“Estamos nos unindo à sociedade civil organizada. Estar em isolamento social não significa estar alheio”, afirma a vice-presidente Cultural da AJURIS, Marcia Kern, que também integra o Cozinha Solidária. 

Cozinha Solidária

O grupo de cozinheiros voluntários foi criado no dia 29 de março com o objetivo de contribuir com a sociedade no difícil momento social e econômico causado pela pandemia do coronavírus. 

 

Conheça o PF das Ruas

Voluntárias do PF das Ruas, em março – Créditos: PF da Ruas

Desde 2016, o projeto PF das Ruas promove a distribuição de refeições para as pessoas em situação de rua. Todos os sábados, a partir das 11h, o grupo faz a entrega das marmitas no Viaduto Imperatriz Leopoldina, localizado entre as avenidas Loureiro da Silva e João Pessoa, na Capital gaúcha.

O PF das Ruas começou com a colaboração de quatro voluntários, servindo 50 refeições. Atualmente o grupo conta com a participação de 170 voluntários e serve, em média, a cada sábado entre 1.200 e 1.300 refeições.

O PF das Ruas tem custo fixo mensal de R$ 3.600, que inclui a manutenção da sede onde são produzidos e armazenados os alimentos, além dos custos dos insumos e materiais como marmitas, colheres, copos, luvas e toucas.

Mais informações sobre o projeto em: www.facebook.com/pfdasruas