fbpx

União Gaúcha e AJURIS participam de rodada para apresentação de projeto de reforma do Estado

União Gaúcha e AJURIS participam de rodada para apresentação de projeto de reforma do Estado

A presidente da AJURIS, Vera Deboni, e o presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski, participaram de reunião com o governador Eduardo Leite, em uma rodada de apresentação das propostas de reforma estrutural do Estado.

O encontro foi realizado nesta quarta-feira (16/10), no auditório do Centro Administrativo do Estado, oportunidade em que o Executivo detalhou aos membros da União Gaúcha as medidas que serão enviadas à Assembleia Legislativa e que podem vir a afetar os membros de Poderes e servidores públicos.

Vera Deboni solicitou ao governador um prazo maior para a apresentação das contribuições aos projetos que integram a reforma e que após a análise por parte das entidades seja realizada uma nova rodada de diálogo, com o objetivo de criar consensos e evitar desgastes. A magistrada também pediu que o Executivo apontasse interlocutores oficiais para o esclarecimento de dúvidas. Neste sentido, Leite determinou que os secretários da Casa Civil, Otomar Vivian, e o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, serão os representantes.

O presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski, que representa a AJURIS no colegiado, entregou o estatuto da entidade e destacou o caráter construtivo que marca os 17 anos de existência da União Gaúcha. Martinewski também solicitou acesso à base de dados utilizada nos cálculos previdenciários, um dos eixos da proposta de Leite, já que são diferentes de dados oficiais que a União Gaúcha teve acesso em diversos momentos.

O governador Eduardo Leite afirmou que “as contribuições que vierem serão consideradas”, mas salientou que o prazo máximo para o envio dos projetos é no fim de outubro, em razão do “momento político” ideal para as mudanças, que no seu entendimento é até o fim do ano.

Ao fim do encontro, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, destacou que a União Gaúcha é um fórum muito qualificado de discussões. A reunião também contou com a participação do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso; do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e da procuradora Ana Topor, membros do núcleo duro do governo.