fbpx

Memória AJURIS 75 anos: A mudança de perfil do magistrado na gestão de Cláudio Baldino Maciel

Memória AJURIS 75 anos: A mudança de perfil do magistrado na gestão de Cláudio Baldino Maciel

No sexto vídeo do projeto Memória AJURIS 75 anos, resgatamos a gestão de Cláudio Baldino Maciel, no biênio 1996/1997, marcada pelo amplo debate sobre a mudança de perfil dos magistrados gaúchos. O período representou uma abertura ainda mais profunda do diálogo com a sociedade e com a imprensa, temas que já eram pauta da gestão anterior, presidida por  Guinther Spode.

Na presidência da AJURIS, Cláudio Baldino Maciel estimulou que os magistrados estivessem mais próximos da sociedade, emitindo opiniões e posições sobre questões politico-institucionais. Uma das conquistas da gestão foi a transferência da folha de pagamento dos magistrados aposentados para o Tribunal de Justiça (TJRS).

A gestão de Maciel também foi marcada por grandes mobilizações em defesa das garantias constitucionais do Judiciário e de melhores condições de infraestrutura para os magistrados. No campo cultural representou a criação do Caderno de Literatura, que este ano terá a 28ª edição.

Cláudio Baldino Maciel foi ainda presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de 2001 a 2004, e 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de 2012 a 2014.

Gestão 1996/1997

Presidente: Cláudio Baldino Maciel
Vice-presidente Administrativo: Marcio Oliveira Puggina
Vice-presidente Social: Saulo Brum Leal
Vice-presidente Cultural: Eládio Luiz da Silva Lecey
Vice-presidente Patrimônio e Finanças: Ronaldo Adi Barão Castro da Silva

 

PROJETO MEMÓRIA AJURIS 75 ANOS

O Memória AJURIS 75 anos resgata a história da Associação pela voz dos ex-presidentes da entidade. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da AJURIS, com produção e entrevistas de Joice Proença e direção geral do projeto, imagens e edição de  Vinicios Sparremberger.

O Departamento de Comunicação é dirigido por Max Akira Senda de Brito e coordenado pelo jornalista-chefe Alexandre Bach.

 

CONFIRA:

 

Essas e outras histórias estão disponíveis em: ajuris.org.br/videos