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AJURIS celebra início da obra na Múcio Teixeira

AJURIS celebra início da obra na Múcio Teixeira

Ato integrou atividades de celebração do aniversário da Associação.

Magistrados de todas as gerações reuniram-se nesta sexta-feira (11/8), na Rua Múcio Teixeira nº 100 para celebrar o início da construção de edificação para fins de percepção de renda para a Associação. A atividade integrou o aniversário de 73 anos da Associação comemorados neste 11 de agosto.

Este ato simboliza a história da AJURIS, marcada pela construção coletiva em diferentes temas e situações. “Essa obra mostra que realmente temos uma continuidade na Associação. Desde a aquisição do terreno, a discussão sobre a destinação, o que também revela a identidade da Magistratura, porque costumamos avaliar, ponderar, refletir, nos certificar, para assegurar que realmente a escolha seja a mais adequada. E neste caso, que irá preservar o patrimônio da entidade, permitindo maior autonomia financeira”, destacou o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer.

O investimento também tem o objetivo de garantir rentabilidade em investimento seguro à AJURIS e ao Departamento de Assistência à Saúde (DAS). O diretor do Departamento, José Eugênio Tedesco, observou que as despesas médicas são exorbitantes, e que considerando isso, se avaliou que seria importante o DAS participar com o objetivo de obter rentabilidade e de diversificar as poupanças para garantir outros investimentos fixos. Explicou ainda, que essa participação deve dar rentabilidade para o DAS não como acontece na Sede Administrativa, inaugurada na gestão de José Aquino Flôres de Camargo, onde também se custeou 20% da obra, mas há participação no rateio das despesas desde a sua inauguração. “Estamos orgulhosos porque o prédio será em benefício de todos os associados”. O contrato foi assinado em novembro de 2015 pelas Direções da AJURIS e do DAS com a empresa Joal Teitelbaum – Escritório de Engenharia.

Na ocasião, Schäfer saudou as gestões anteriores que confiaram no investimento, no projeto, e também os magistrados que integraram as comissões e que continuam se dedicando para que a construção se desenvolva e se concretize com segurança. “Quero reconhecer a trajetória de todos que participaram nesse processo, de todas as discussões. Fazemos esse trabalho para todos nós, porque somos um corpo coletivo, é isso que se faz ao longo destes 73 anos”.

O desembargador aposentado Élvio Schuch Pinto, presidente da AJURIS na gestão 1990/1991, quando o terreno foi adquirido após a venda de uma loja que a Associação possuía na Rua da Ladeira, relatou o trabalho desenvolvido na época e lembrou que um projeto proposto não avançou em razão do Plano Diretor. “Que vocês tenham êxito e sucesso, cumpram os prazos, para que estejamos nós aqui reunidos daqui um ano e meio”.

 Assista vídeo da história:

 

Eugênio Couto Terra, presidente na gestão 2014/2015, pontuou que após estudos realizados nas gestões de João Ricardo dos Santos Costa e de Pio Giovani Dresch, foram retomadas as avaliações que resultaram em uma decisão coletiva de encaminhar o projeto atual.

Também prestigiaram a cerimônia a ex-presidente da AJURIS, Denise Oliveira Cezar; os ex-presidentes do Conselho Deliberativo, Cacildo de Andrade Xavier (ex-presidente do Tribunal de Justiça) e Luiz Fernando Koch (subdiretor do Departamento de Estudos e Reformas); José Antônio Daltoé Cezar, coordenador da Comissão de Obra, Claudir Fidelis Faccenda subdiretor do Departamento de Aposentados (integrante da Comissão de Obras), os vice-presidentes Vera Deboni (Administrativa), Flávio Mendes Rabello (Patrimônio e Finanças), Max Akira Senda de Brito (Social), diretor do Departamento de Estudos e Reformas, Felipe Rauen (ex-presidente do Conselho Deliberativo), diretor do Departamento de Aposentados, Ângelo Maraninchi Giannakos; os subdiretores do DAS Maria Elisa S. Cunha e Marcelo Mairon Rodrigues; Presidente da Cooperativa Sicredi AJURIS, Danúbio Edon Franco e o gerente da Cooperativa, Evandro Quanz.

Comissão de obras

A Comissão de Obras é integrada pelos magistrados: José Antônio Daltoé Cezar, Eduardo Kraemer, Claudir Fidelis Faccenda, Otávio Augusto de Freitas Barcellos e Paulo Augusto Monte Lopes. Coordenador da Comissão, o desembargador Daltoé destacou que foi preciso superar entraves burocráticos. “Sempre fiquei muito tranquilo de saber que temos um patrimônio que vai deixar de ser vazio”, acrescentando que a expectativa é de conclusão para antes de um ano e meio.

Investimento sustentável

Sobre a escolha da Teitelbaun, o presidente Gilberto Schäfer destacou que se buscou segurança, agregando a ideia de sustentabilidade. “A AJURIS sempre foi exemplo em diversas questões e é importante que se tenha essa referência também dentro de casa”.

O engenheiro Jader Teitelbaum, diretor da JOAL TEITELBAUM, agradeceu a confiança e acrescentou que a empresa tem consciência da responsabilidade e que isso foi considerado para que ao entregar a obra seja também para a cidade algo além de um prédio, mas um marco de sustentabilidade e que a AJURIS se orgulhe de dizer que colocou o seu capital neste investimento. “Desde a fase de projeto nos preocupamos para que ao longo da vida essa obra seja um exemplo para todos os juízes que forem integrando a AJURIS saberem que a Associação transformou dinheiro em algo sustentável.

Projeto

A edificação terá nove andares distribuídos entre 36 salas, 1 loja e 51 vagas de estacionamento. O projeto foi feito com escadarias duplas para possibilitar o uso diversificado e as salas possuem a possibilidade de serem unificadas em ambientes maiores.  Na cobertura, o destaque é o aproveitamento do espaço, que contará com auditório, salão de eventos e um terraço. Os dois primeiros pavimentos do edifício serão destinados a estacionamentos.

História

O terreno localizado na Rua Múcio Teixeira 98/110, foi adquirido na gestão de Élvio Schuch Pinto, sendo a segunda parte adquirida na gestão de Carlos Cini Marchionatti, totalizando 1.253,65 m².

No dia 20 de outubro de 2014, se decidiu pelo projeto apresentado a partir de estudos dos associados, Eduardo Kraemer, Otávio Barcellos e Claudir Faccenda, pela construção de prédio com salas de escritório para alugar, sendo a opção mais rentável. Conforme registrado em atas dos Conselhos Executivo e Deliberativo, o terreno poderia abrigar um flat, um centro cultural (com cinema, teatro) ou a sede administrativa da Associação.

Todas as possibilidades foram estudadas e dúvidas sobre a questão tributária também foram solucionadas sendo acolhido projeto sugerido pela Comissão de Investimentos Imobiliários.

Também foi aprovada a contratação do escritório de engenharia Joal Teitelbaum em razão da expertise, uma vez que executou a obra da sede administrativa, inaugurada em 2003 na gestão de José Aquino Flôres de Camargo, utilizando um modelo de gestão seguro e de sucesso.

 

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