17 nov Dia do Bem terá reflexão sobre a questão das drogas
Uma data para colocar em prática boas atitudes, este é o objetivo do Dia do Bem, evento que acontece no próximo dia 24 de novembro promovido pela AJURIS, com o Instituto Tolerância, Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Defensoria Pública e outras entidades parceiras. A data também será destinada à reflexão por meio do Fórum do Bem: Estamos fazendo a coisa certa?, no qual uma série de palestras propõem um novo olhar para problemas cotidianos. O evento será realizado no dia 24 de novembro (terça-feira), das 13h30 às 18h30, no Auditório do Foro Central II (Rua Manoelito de Ornelas, 50 – Praia de Belas).
Entre os temas do Fórum do Bem, está o painel A questão das drogas, sob a ótica do magistrado aposentado e presidente do Instituto Crack Nem Pensar (ICNP), Matias Flach. Presidente do Instituto em representação a AJURIS, Flach aponta a importância do assunto ser debatido em uma data destinada a ações positivas. “Muitas vezes a perspectiva de humanidade é abandonada no debate sobre drogas. Este é um momento necessário para se buscar uma visão mais humana, substituindo a visão de crime, pecado e expiação que perpassa o tema”.
O presidente do Instituto Crack Nem Pensar adiantou, ainda, que a palestra pretende abordar a questão da descriminalização do porte de drogas para uso individual, cujos debates estão avançando no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, os participantes também serão chamados para refletir sobre os dados divulgados pelo Ministério da Justiça, que apontou em 15 anos um aumento de 576% da população carcerária feminina, sendo que 68% responde por tráfico de drogas.
Para o presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, a iniciativa de trazer o debate sobre a questão das drogas para um evento como o Dia do Bem deve ser saudada. “O colega Matias Flach tem muita propriedade nesse assunto e tenho certeza que apresentará importantes contribuições”.
Durante o Fórum do Bem também serão propostas outras reflexões importantes para a atualidade, como o painel sobre Medo e Segurança Pública, com o antropólogo Luiz Eduardo Soares, um dos maiores especialistas no tema, além de palestras sobre Processo Penal, com Aury Lopes; Ódio e Redes Sociais, com Luciano Potter; Educação em Direitos Humanos, com Miriam Krenzinger e Saúde e Felicidade, com Fernando Antônio Lucchese.
As inscrições para o Fórum do Bem: Estamos fazendo a coisa certa? devem ser feitas por meio do link AQUI. Aos participantes será fornecido um certificado com carga horária de 10 horas.
Dia do Bem
Com o propósito de despertar outro olhar sobre os problemas cotidianos o Instituto Tolerância, AJURIS, Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Defensoria Pública, Bar Opinião e entidades apoiadoras promovem o Dia do Bem.
A proposta é que durante todo o dia 24 de novembro, pessoas e entidades de diferentes cidades do estado executem ações afirmativas nas suas comunidades, escolas, empresas, com o propósito de promover o bem. Para participar basta desenvolver uma atividade positiva e divulgar nas redes sociais usando a hashtag #diadobem. As atitudes do bem também podem ser divulgadas com foto no endereço eletrônico www.itolerancia.com.br/diadobem
O dia de boas ações será encerrado com uma festa no Bar Opinião. O evento contará com apresentação da Banda Liberdade, iniciativa do magistrado Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, do Juizado Regional da Infância e Juventude de Passo Fundo, que oferece oficinas de música a jovens internos que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do município. A comemoração contará, ainda, com shows das bandas Klaus e Vanessa, Comunidade Nin-Jitsu e Expresso Livre.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br