fbpx

XV Congresso Estadual da Magistratura: confira a programação completa

XV Congresso Estadual da Magistratura: confira a programação completa

Com o tema A magistratura no espelho, o XV Congresso Estadual da Magistratura levará a Mendoza, na Argentina, nomes renomados para debater as principais mudanças na magistratura e na sociedade brasileira. Promovido pela Associação dos Juízes do RS (AJURIS), o evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de setembro, no Hotel Sheraton. Além dos especialistas responsáveis por comandar as palestras do evento, a programação também contará com a realização de oficinas simultâneas em cinco temas diferentes, que integram a atuação científica do evento.

O Congreso conta com o patrocínio do Banrisul e do Grupo Luxus.

Faça perguntas aos palestrantes aqui.

Aplicativo do Congresso:

A equipe de Informática da AJURIS desenvolveu um aplicativo específico para o Congresso. A interface disponibiliza notícias, programação, currículo dos palestrantes e dicas de turismo para a participação no evento. Para smartphones de sistema Android, o aplicativo pode ser baixado através da pesquisa pelo nome “Congresso da AJURIS” na ferramenta de busca na loja do Google. Em relação aos smartphones de sistema iOS, o aplicativo pode ser baixado através deste link.

Conheça os palestrantes:

Luís Roberto Barroso (ministro do STF)
Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é mestre pela Universidade Yale (Estados Unidos) e doutor pela Uerj, tendo realizado estudos de pós-doutorado na Harvard Law School (Estados Unidos). Desde 2018, é Senior Fellow na Harvard Kennedy School. Integra o STF desde 2013. Em sua participação no Congresso, Barroso vai apresentar reflexões sobre o Poder Judiciário no Brasil.

Herman Benjamin (ministro do STJ)
Foi membro do Ministério Público de São Paulo, procurador e promotor de Justiça em municípios do Estado paulista. Também é um dos elaboradores do Código de Defesa do Consumidor e da Lei dos Crimes contra o Meio Ambiente. O palestrante falará sobre o papel da magistratura na proteção e efetivação dos Direitos Humanos.

Ricardo Luis Lorenzetti (ministro da Suprema Corte da Argentina)
É doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Nacional do Litoral de Santa Fé e magistrado com longa carreira nacional e internacional. Já foi presidente da Corte Suprema da Justiça da Nação, da Argentina, de 2006 a 2018. Atualmente, é um dos cinco integrantes do tribunal. Durante sua presidência, a Corte Suprema argentina foi bastante inovadora pela atuação em ações coletivas e pela implementação de diversos dispositivos institucionais como a CIJ, agência de notícias dedicada à transparência do Judiciário. Além disso, a Corte desenvolveu e instalou espaços voltados para a proteção de gênero.

Jurema Werneck (diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil)
Formada em Medicina, mestre em Engenharia de Produção e doutora em Comunicação e Cultura, Jurema é uma força importante nos movimentos feminista e negro. Ela é co-fundadora da ONG Criola, que atua na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na construção de uma sociedade justa. Jurema também é autora de alguns livros, com destaque para a obra Vozes Insurgentes de Mulheres Negras.

Pedro Doria (jornalista e fundador do site Meio)
Jornalista e fundador do site Meio, que com cinco anos já se tornou um dos mais influentes veículos da nova imprensa brasileira. Nos últimos meses, Doria tem sido uma voz forte e sensata na defesa da democracia e da liberdade de expressão no Brasil, analisando os cenários políticos e institucionais do país. O palestrante falará sobre os cenários políticos e institucionais do país e os impactos na atuação da magistratura.

Luis Felipe Salomão (corregedor nacional de Justiça)
Corregedor Nacional de Justiça no biênio 2022-24, Luis Felipe Salomão é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde junho de 2008. Natural de Salvador (BA), é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Direito Comercial. Em sua atuação associativa, foi secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e diretor da Escola Nacional da Magistratura da entidade. Publicou diversas obras abrangendo o Direito e a economia, com temas que trataram dos Juizados Especiais, da recuperação judicial e falência, da Lei de Liberdade Econômica, entre outros assuntos.

Confira a programação completa: