08 abr Verbas de penas alternativas possibilitam ampliação do Presídio Estadual de São Jerônimo
A ampliação do Presídio Estadual de São Jerônimo inaugurada nesta quinta-feira na manhã desta quinta-feira (9/4). A obra foi inteiramente realizada com material custeado pelas verbas das penas alternativas aplicadas em processos criminais na Comarca. A ampliação custou R$ 126 mil e a mão-de-obra usada foi prisional.
A obra, administrada pelo Conselho da Comunidade, teve início em 2014. Além de um segundo pavimento no presídio, foi construída uma sala de aula com dois pavimentos, ao lado do prédio antigo.
A magistrada responsável pela 1ª Vara Judicial da Comarca de São Jerônimo, Rosangela Carvalho Menezes, explica que na sala de aula, que ficou pronta na primeira etapa da obra, os presos realizarão cursos profissionalizantes. “Alguns, inclusive, já realizaram curso de auxiliar de cozinha assim que a sala ficou pronta”, ressalta.
“O objetivo é possibilitar a profissionalização dos detentos que, em sua grande maioria, não têm estudo ou profissão. Sendo esse um dos passos mais importantes na ressocialização dos apenados, reduzindo, então, a reincidência”, assevera a magistrada.
Fonte: TJ/RS – Texto: Sergio Trentini
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br