fbpx

UNESCO parabeniza TJ/RS pela implantação do projeto Justiça Restaurativa

UNESCO parabeniza TJ/RS pela implantação do projeto Justiça Restaurativa

A Corregedoria-Geral da Justiça recebeu ofício da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO), a Ciência e a Cultura parabenizando pela iniciativa de implantação do Projeto Justiça Restaurativa no âmbito do 1º Grau de jurisdição.

No documento, a UNESCO destaca o trabalho do juiz de Direito Leoberto Brancher, um dos idealizadores do projeto no Rio Grande do Sul.

O texto está assinado pela representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz.

No ofício, a UNESCO informa que desde 2005 acompanha e apoia o “excelente trabalho desenvolvido pelo Dr. Leoberto Brancher“, no tema da Justiça Restaurativa. E afirma que desde então não registrou nenhuma alternativatão eficaz e completa para tratar conflitos sociais, estimulando a cultura da conciliação, e reduzindo, sobremaneira, sua judicialização“.

Ainda, diz que a Justiça Restaurativa, trata de temas considerados como primordiais pela Organização para a resolução pacífica de conflitos: por meio da formação e orientação dos agentes de pacificação, procurando construir uma cultura de paz e trabalhando para o empoderamento social das comunidades.

Ao apoiar projetos inovadores como este, o TJ/RS está demonstrando que é possível aprimorar o modelo atual de justiça, oferecendo alternativas modernas e de qualidade, a fim de transformar o mundo em que vivemos“, conclui a representante da UNESCO.

 

Texto: Rafaela Souza / TJ/RS

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br