fbpx

Uma tarde de emoção: magistrado Felipe Rauen recebe a Comenda Bonorino Buttelli

Uma tarde de emoção: magistrado Felipe Rauen recebe a Comenda Bonorino Buttelli

Em uma sessão marcada pela emoção e cercado de familiares, amigos e colegas feitos ao longo de uma vida de quase 50 anos dedicados à magistratura gaúcha, e na companhia da esposa, Doralina, o juiz de Direito Benedito Felipe Rauen Filho, 76 anos, recebeu na tarde desta sexta-feira (1º/3) a Comenda Bonorino Buttelli, outorgada pelo Conselho Deliberativo (CD) da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) pelos relevantes serviços prestados pelo magistrado ao associativismo e ao Poder Judiciário.

A proposta da Comenda foi apresentada ao CD pelos ex-presidentes da AJURIS Vera Lúcia Deboni, Gilberto Schäfer, João Ricardo dos Santos Costa, Eugênio Couto Terra, Pio Giovani Dresch, Denise Oliveira Cézar e José Aquino Flôres de Camargo e aprovada por unanimidade. A sessão foi conduzida pelo presidente do CD, Mauro Peil Martins, que apresentou o homenageado como “a representação do nosso compromisso histórico de fazer uma sociedade melhor”. Em nome do Tribunal de Justiça do RS, o primeiro vice-presidente, Ícaro Carvalho de Bem Osório, saudou Rauen como “um referencial, o nosso norte em momentos de dificuldades” e disse que a atuação do homenageado no associativismo sempre foi marcada pela “serenidade e tolerância”.

Em seguida, o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, contou aos presentes, que lotaram a sala de reuniões da Sede Administrativa, sobre seu relacionamento com Rauen. “Foi a pessoa com que mais eu aprendi sobre a vida associativa e que sempre esteve à disposição da Associação e dos colegas ao longo de décadas de atuação”, afirmou. Vilhalba Flores lembrou que nesse ano a AJURIS completa 80 anos de fundação. “O Rauen personaliza o espírito que levou um grupo de magistrados a fundar a AJURIS: o constante exercício da solidariedade entre os colegas”.  

Depois de ser saudado com muita emoção por um grupo de colegas e por familiares, que lembraram dos momentos vividos com o homenageado e as lições recebidas ao longo da vida, Rauen fez sua manifestação. Fez questão de historiar toda a sua vida associativa e citar muitos dos colegas que estiveram presentes nos diferentes momentos. “Se no fracasso posso ter atuado sozinho, não tive sucesso sem que dele tenham participado outros com incentivo, colaboração e até cobranças”, afirmou. Também lembrou da participação da família em sua carreira, desde a saída de Curitiba, onde nasceu, e a passagem por diversas cidades onde morou e trabalhou no interior do Rio Grande do Sul. Encerrou seu discurso lembrando versos de Almir Sater, em Tocando em Frente: penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente, cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz. “A vida me deu mais do que mereço”, disse ao final o novo comendador da AJURIS, para ser saudado por aplausos dos presentes.

O homenageado

Formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, Rauen ingressou na magistratura em 1976. Atuou como juiz adjunto nas Comarcas de Guaporé, Veranópolis e Soledade. Também foi juiz de Direito nas Comarcas de São José do Ouro, Horizontina, Estrela, Camaquã e Porto Alegre. É casado com Doralina e pai de quatro filhos e tem três netos. No mundo do futebol, é um legítimo “Coxa-Branca”: torcedor fanático do Curitiba.

A participação do magistrado na AJURIS começou na gestão de 1992 como integrante do Departamento de Valorização Profissional, depois passou pelos departamentos de Consórcios, Mútua, Estudos e Reformas, Assuntos Constitucionais e o Conselho de Comunicação Social. Em seguida foi vice-presidente de Patrimônio e Finanças, Administrativo e Aposentados, até a gestão de 2020/21.

Por sugestão de Rauen foi criada na gestão da ex-presidente Vera Lúcia Deboni (2018-19) a Vice-Presidência de Aposentados, e ele foi o primeiro ocupante da nova função.

Nesse meio tempo, o Rauen ainda teve fôlego para ajudar a criar a cooperativa de crédito Sicredi-AJURIS, presidir o Conselho Deliberativo, assessorar a Presidência, integrar o Núcleo de Resgate Histórico e os grupos de trabalho Subsídio e Paridade e da Remuneração dos Pretores e advogar em defesa das Pensionistas, conquistando a integralidade do pagamento das pensões. E ainda participar da comissão responsável pela edição do livro dos 60 anos da Associação. 

 A Comenda Bonorino Buttelli

O desembargador Bonorino Buttelli foi presidente da AJURIS por duas gestões, de 1970 a 1976. De 76 a 77, foi corregedor-geral de Justiça e, na gestão 1986-87, presidiu o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Durante sua trajetória no Judiciário gaúcho, Buttelli sempre construiu imenso prestígio não apenas entre os colegas de toga, mas também entre os demais operadores do Sistema de Direito e a sociedade em geral. Aliava um forte perfil técnico ao conduzir os processos com uma visão social apurada, união de valores que o tornou um dos líderes da magistratura gaúcha.

Buttelli faleceu em setembro de 1990. Em sua homenagem, a comenda foi instituída por assembleia-geral da AJURIS realizada em abril de 1997.