fbpx

Uma noite para falar sobre amor e obesidade no XI Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura

Uma noite para falar sobre amor e obesidade no XI Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura

Palestras com a magistrada aposentada e psicóloga Leila Torelly Fraga e com a endocrinologista Suzana Coelho de Lavigne sensibilizaram o público do evento.

Uma noite para entender como cuidar-se mais e melhor. Pode-se resumir assim a programação do segundo dia do XI Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura, promovido pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e pela AJURIS, na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Nesta terça-feira (13/9), os 240 participantes acompanharam as palestras da psicóloga e magistrada aposentada Leila Torelly Fraga, associada da AJURIS, que abordou o tema Conversando Sobre Amor e Saúde e da endocrinologista Suzana Coelho de Lavigne, que falou sobre os Desafios da Obesidade.

Para falar sobre amor, Leila Torelly Fraga partiu do conceito de que o sentimento não se define por aspectos pontuais, como uma paixão. Segundo ela, o amor é um processo de aprendizado que começa no início da vida e que se encerra junto com a vida. “Segundo essa mesma linha, o amor entra na nossa vida por meio do cuidado. Primeiro, na infância, recebemos cuidados. Depois passamos a cuidar dos outros. Finalmente, se tudo sai dentro do esperado, aprendemos a cuidar de nós mesmos. Cuidar é amar a nós mesmos. É ser generoso consigo mesmo”, explicou.

Foi esse o ponto de partida para a psicóloga enfatizar que por meio de mecanismos de culpa, muitas vezes, as pessoas buscam compensar o outro abrindo mão de si mesmos. “Porém, quando eu não tenho, torno-me um problema para os meus afetos. Ou seja, é preciso saber em quem e como investir. É preciso saber amar-se e deixar-se viver”, destacou. Assim, segundo a palestrante, é preciso buscar momentos de equilíbrio entre os aspectos espirituais, mentais, sociais e de saúde, buscando conviver com o luto e visualizando o futuro.

A segunda palestra da noite teve como tema um perigo em constante evolução entre a população brasileira na atualidade: a obesidade. A endocrinologista Suzana Coelho de Lavigne subiu ao palco para apresentar dados alarmantes do problema no país, que possui mais de 50% de sua população com sobrepeso e 17% de obesos. “Trata-se de um problema de saúde pública muito sério. E a família é uma peça fundamental para tratar do assunto, com uma educação alimentar adequada para netos e filhos”, explicou a médica.

A palestrante ainda destacou que o assunto não deve ser tratado apenas com a utilização de remédios e que a prevenção a obesidade, responsável pelo aumento de doenças graves, possui a mesma fórmula prioritária de sempre, com alimentação e a prática de exercício físicos. “Não é simples. Mas as soluções fáceis são perigosas. Emagrecer rápido muitas vezes é sinônimo de engordar rápido logo depois. Portanto, prevenir com hábitos saudáveis é a melhor saída. Isso evita as doenças que aparecem com o tempo, como a diabetes e muitos tipos de câncer e garante muitos anos a mais de vida”, destacou a endocrinologista.

Com coordenação do Departamento de Pensionistas da AMB e da Ajuris, liderados pela diretora da área, Eneida T. Barbosa, o Congresso segue ao longo da semana com visitas a pontos turísticos da Serra Gaúcha e com encontros que debatem temas que vão de saúde e moda, aos direitos de pensionistas. Na sexta, último dia do encontro, também ocorre a leitura da Carta de Bento Gonçalves, com a apresentação dos debates e definições do Congresso.

Texto: Janquiel Mesturini | Fotos: Luis Cortelini

Confira outras notícias sobre o Congresso das Pensionistas:

Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura é aberto em Bento Gonçalves

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br