28 abr Uma história de luta: AJURIS realiza mobilização contra o desmonte da Previdência e dos direitos trabalhistas
Centenas de pessoas participaram do ato em repúdio às reformas do Governo Federal.
Em uma mobilização que reuniu centenas de pessoas, a AJURIS, em conjunto com demais entidades da União Gaúcha e da Frentas-RS, promoveu, nesta sexta-feira (28/4), ato Contra o desmonte da previdência e dos direitos trabalhistas, cujas reformas propostas pelo Governo Federal tramitam no Congresso Nacional.
A luta em defesa da previdência social e pública é uma das pautas históricas da Associação, que por diversas vezes participou de mobilizações contrárias às reformas oportunistas propostas por diversos governos, tanto no âmbito estadual como federal. A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública foi fundada na gestão de José Aquino Flôres de Camargo à frente da Ajuris, e o tema também foi pauta de mobilizações nas gestões de Carlos Rafael dos Santos Júnior e de Denise Oliveira Cézar. Confira imagens de outras manifestações na história da AJURIS AQUI
Na avaliação da AJURIS, diante de um cenário de profunda crise política nacional, na qual diversos políticos estão sendo denunciados por envolvimento em crimes de corrupção, não é aceitável que reformas tão drásticas e com efeitos nefastos na vida dos magistrados e da população sejam aprovadas sem a discussão na sociedade.
Mobilizados contra os ataques aos direitos sociais, em caminhada, os magistrados saíram do Foro Central II de Porto Alegre, em direção ao ato unitário, realizado em frente ao Foro Trabalhista de Porto Alegre. Participaram das atividades o presidente Gilberto Schäfer, a vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni; o vice-presidente de Patrimônio e Finanças, Flávio Mendes Rabello; e a vice-presidente Cultural, Rute dos Santos Rossato, dentre inúmeros magistrados e servidores.
O presidente da AJURIS e da União Gaúcha, Gilberto Schäfer, afirmou que a Magistratura do RS e as entidades da União Gaúcha, há muito tempo denunciam que a reforma proposta na PEC 287 pretende criar um sistema previdenciário injusto. “Nós precisamos de um sistema que tutele, que proteja, e não de um sistema que esteja à serviço unicamente do capital financeiro”, frisou.
Para Schäfer, uma reforma constitucional precisa de um amplo debate público e de legitimidade. “Nós queremos a base da Constituição de 88, que é construir uma sociedade livre, justa e solidária. A luta é nossa!”, finalizou Schäfer.
Assista íntegra da manifestação do presidente: https://youtu.be/DruPqz1UJfo
Durante o ato, representantes das mais de 30 entidades que integram a mobilização repudiaram as reformas previdenciária e trabalhista propostas pelo Governo Federal e apontaram o impacto na vida da população, caso a proposta seja aprovada.
Atos no interior
A mobilização contra as reformas da previdência e trabalhista também ocorreu em diversas Comarcas do Estado. Na Capital faixas colocadas nos Foros. Confira as fotos
Texto: Joice Proença
Fotos: Joice Proença e Grasiela Duarte
Departamento de Comunicação da AJURIS
Galeria de fotos: