fbpx

Talk show marca instalação do Departamento das Mulheres Magistradas

Talk show marca instalação do Departamento das Mulheres Magistradas

Um talk show com a escritora Martha Medeiros marcou o lançamento do Departamento das Mulheres Magistradas da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) na tarde desta sexta-feira (29/9), falando sobre mulheres no poder. O encontro, que reuniu cerca de 80 pessoas na Escola da Magistratura da AJURIS, discutiu a importância de criar políticas públicas que auxiliem a presença de mulheres em espaços de liderança e poder. O evento ocorreu na mesma semana em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que prevê a busca pela paridade de gênero na Justiça brasileira.

O início do encontro contou com um painel sobre a importância do papel das mulheres na Justiça, com a presença de autoridades como o presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, da presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Iris Helena Medeiros Nogueira, e da conselheira do CNJ Salise Monteiro Sanchotene, que foi a relatora da resolução sobre paridade de gênero. “A tarde de hoje é de celebração e agradecimento por termos essa nova frente de atuação associativa que nos fortalece como pessoas e magistrados”, destacou Martinewski em sua intervenção, lembrando da neta de dois meses, Luíza, que provavelmente verá um futuro mais tranquilo em relação a paridade de direitos entre homens e mulheres.

Em sua fala de lançamento do Departamento das Mulheres Magistradas, a juíza Andréia da Silveira Machado, uma das diretoras, destacou que a criação do movimento nasceu da troca de experiência entre colegas magistradas, que enxergavam semelhança em seus relatos na atuação jurisdicional. “Nós mulheres aprendemos a trabalhar em rede. Todas sabemos que sem uma rede de apoio não conseguimos dar conta de tudo que estamos fazendo. Estamos aqui hoje para marcar esse início e acolher todas as colegas que se sentem sobrecarregadas. Chega uma hora que a gente cansa, e se não tivermos essa rede de apoio não conseguimos prosseguir. Esse é um espaço para que as mulheres possam demonstrar toda a sua capacidade e talento”, enfatizou.

A conselheiro Salise destacou a caminhada intensa que deu origem a resolução do CNJ sobre a paridade de gênero na Justiça. “A causa é de todas nós. Isso que estamos fazendo não é somente uma questão feminina, mas civilizatória”, disse. Por sua vez, a desembargadora Iris, a primeira mulher a presidir o TJRS em 150 anos de história, afirmou que é uma alegria ver mulheres magistradas unidas e resilientes. “É motivo de muita alegria participar dessa iniciativa. Gosto de dizer que tudo se constrói. Devemos ser persistentes, mas ao seu tempo colhemos tudo o que estamos semeando e buscando. A questão, para além da representatividade, é de proporcionalidade”, concluiu.

Além da conversa com Martha Medeiros, o encontro também teve apresentação musical da cantora Gigi e exposição de arte com a artista Graça Craidy. O Departamento das Mulheres é coordenado pelas diretoras Andréia da Silveira Machado, Quelen Van Caneghan e Viviane de Faria Miranda e pela subdiretora Marcela Pereira da Silva.