fbpx

Justiça Restaurativa do RS é notícia internacional

Justiça Restaurativa do RS é notícia internacional

Reportagem sobre a ascensão da Justiça Restaurativa à política pública de Estado no Rio Grande do Sul, publicada pelo Jornal do Comércio, de Porto Alegre, foi veiculada pelo site espanhol da CPNN (Rede de Informação para uma Cultura da Paz), integrante do Movimento Mundial por uma Cultura de Paz, deflagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O texto, assinado pela jornalista Suzy Scarton, foi publicado originalmente na versão impressa do JC no dia 14 de outubro e traz entrevista com o juiz de Direito Leoberto Brancher, do Juizado Regional da Infância e Juventude e coordenador do Projeto Justiça para o Século 21 e da Central de Conciliação e Mediação de Caxias do Sul.

A matéria trata sobre a assinatura, no dia 13 de outubro, do Protocolo de Cooperação para uma Política de Estado de Justiça Restaurativa e de Construção da Paz pelos chefes do Executivo, do Judiciário, do Legislativo, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, que transforma a Justiça Restaurativa, já implantada na Capital e em alguns municípios, como Caxias do Sul e Santa Maria, em política de Estado.

O jornal destaca que a Justiça Restaurativa “pretende resolver crimes e conflitos com base no diálogo e na responsabilização”. Em entrevista para a reportagem, Brancher explicou como funciona a metodologia e citando a importância da formação de facilitadores na prevenção e em situações conflitivas. “Coloca em ênfase não a discussão das leis, mas das pessoas, das relações e da reparação das consequências desses problemas”, esclareceu o magistrado. A reportagem, também, salienta que um dos grandes objetivos da prática é evitar a reincidência, “uma vez que pretende fortalecer a adesão do sujeito ao cumprimento de uma conduta socialmente aceitável”.

O site colaborativo Culture of Peace News Network é um projeto do Movimento Mundial por uma Cultura de Paz, da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual os leitores podem enviar notícias sobre eventos, experiências, livros, música e informações que promovam a cultura de paz no mundo.

A CPNN também traduziu a matéria para o inglês e a disponibilizou em seu site. Confira aqui.

Leia a reportagem na íntegra:

pdf

 

 

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br