fbpx

Sinal vermelho: campanha nacional incentiva denúncias de violência doméstica

Sinal vermelho: campanha nacional incentiva denúncias de violência doméstica

Com o objetivo de auxiliar no combate a violência doméstica, a AJURIS une sua voz à campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica, lançada nesta quarta-feira (10/6) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A ideia é incentivar e facilitar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente de uma das farmácias participantes, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades.

A ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta de membros do Judiciário ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia. No Rio Grande do Sul, inicialmente participam da campanha as redes Droga Raia, Pague Menos e Santa Lúcia Drogarias.

Após a denúncia, os profissionais das farmácias seguem um protocolo para comunicar a polícia e ao acolhimento à vítima. Balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar.

A vulnerabilidade de mulheres e crianças dentro do próprio lar está entre as principais consequências da quarentena. Em março e abril, o índice de feminicídios cresceu 22,2%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já as chamadas para o número 180 tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço do governo federal.

MAIS INFORMAÇÕES:
  • Twitter – @sinalvermelho
  • Instagram – @campanhasinalvermelho
  • Facebook – @campanhasinalvermelho
  • Site – amb.com.br/sinalvermelho/