fbpx

Seminário República e defesa da Magistratura marcaram o biênio 2012/2013

Seminário República e defesa da Magistratura marcaram o biênio 2012/2013

Nesta sexta-feira (20/2) a Radioweb apresenta a reprise do último minidocumentário do projeto AJURIS em sete décadas. Às 13h, será transmitida a participação de Pio Giovani Dresch, presidente da Associação no biênio 2012/2013. Para ouvir, clique AQUI.

Durante a gestão, a AJURIS atuou em diversos temas de interesse da Magistratura e da sociedade gaúcha. Um dos exemplos foi o apoio a renegociação da dívida do Estado com a União, tendo papel atuante na campanha Dívida do RS: Vamos passar a limpo essa conta!. “O governo do Rio Grande do Sul, o mais endividado do país, paga por ano em torno de R$ 2,5 bilhões para a União, um valor absolutamente fora da sua capacidade de pagamento e que tolhe qualquer política de desenvolvimento”, lembrou o magistrado, justificando o empenho pela causa.

Ainda durante o período, a Associação promoveu o Seminário República, em parceria com Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. Realizado no dia 2 de setembro de 2013, o evento debateu Os Impasses da Democracia Brasileira, também motivado pela onda de manifestações pelo Brasil. “Tínhamos dois temas, o pacto federativo e a separação entre os poderes, relacionados diretamente com a ação da AJURIS. A ideia era fazer um debate com a sociedade acerca desses pontos, quando ocorreu, em junho de 2013, aquelas manifestações de rua”, explicou o magistrado.

Em conjunto com outras entidades da sociedade civil, em 2012, a AJURIS passou a integrar o Fórum da Questão Penitenciária, buscando uma solução para a degradante situação do Presídio Central de Porto Alegre. O grupo denunciou o caso do complexo prisional à Comissão Internacional de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br