fbpx

Radioweb destaca participação da AJURIS na Constituinte

Radioweb destaca participação da AJURIS na Constituinte

A Radioweb AJURIS realiza, nos meses de janeiro e fevereiro, uma retrospectiva dos principais programas produzidos e transmitidos em 2014. Nesta sexta-feira (9/1) foi veiculada a participação do presidente da Associação no biênio 1986/1987, Ivo Gabriel da Cunha, no AJURIS em sete décadasO desembargador aposentado falou, entre outros assuntos, sobre a participação dos magistrados gaúchos na Comissão de Elaboração de Subsídios à Constituinte.

“Quando se concretizou a Constituinte resolvemos fazer uma Assembleia Geral aqui em Porto Alegre. Tivemos mais de cem juízes trabalhando um dia inteiro, e como resultado disso se aprovou um caderno com um elenco de noções para levar a Constituinte. Isso foi revolucionário para época, pois nenhuma outra associação da classe da Magistratura do Brasil havia feito isso”, relembrou.

Na oportunidade, além dos pontos referentes ao Poder Judiciário, também foram apresentadas sugestões relacionadas à Ordem Econômica e Social e aos Direitos e Garantias Individuais e Sociais.As iniciativas demonstraram os esforços da AJURIS em prol da redução dos desníveis sociais e econômicos no país, e na garantia dos direitos sociais e coletivos, não se limitando aos interesses da classe.

Ivo Gabriel foi o primeiro presidente não desembargador da história da AJURIS. Junto com outros magistrados foi precursor do movimento denominado “Jagunços”, que surgiu em 1975 para impedir uma iniciativa de tornar o cargo de presidente da Associação privativo de desembargadores.

Os minidocumentários integram o projeto Ajuris em sete décadas e são veiculados, às 13h, em ajuris.org.br/radioweb. A programação completa e as entrevistas já veiculadas podem ser conferidas AQUI.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br