
23 jan Radioweb AJURIS retransmite minidocumentário com Cláudio Maciel
A Radioweb AJURIS retransmitiu nesta sexta-feira (23/1) a participação do desembargador aposentado Cláudio Baldino Maciel no AJURIS em sete décadas. O magistrado presidiu a Associação no biênio de 1996/1997.
Durante o período, o Rio Grande do Sul passou por transformações na política, com o avanço das privatizações. Foi uma época difícil em que a relação entre os poderes se acirrou, os embates entre o Poder Judiciário e o Executivo estadual foram recorrentes. “As questões foram superadas através de muito diálogo, de alguns debates inclusive públicos, por meio de artigos na imprensa com críticas da Magistratura a respeito de certas posturas de governo. Mas tudo dentro de um ambiente de respeito recíproco”, lembra.
Uma das conquistas foi a transferência da folha de pagamento dos magistrados aposentados do Executivo para o Judiciário, solucionando o atraso no recebimento dos proventos. “Foi uma luta muito intensa na época, não só da AJURIS, como da Presidência do Tribunal de Justiça. E se conseguiu naquela época”, lembra.
Nos dois anos de seu mandato, o magistrado também buscou aumentar a participação dos associados e desmistificar a figura do juiz. “Essa desmistificação do juiz como um ente insípido, inodoro e incolor, que permeava um pouco a ideia que vinha desde a Revolução Francesa, quando os revolucionários chegaram ao poder.”
A defesa de prerrogativas e a garantia de condições de trabalho para os magistrados também estiveram em foco. O período foi, ainda, marcado pela promoção de debates, sendo a Escola Superior da Magistratura valorizada como polo de reflexão.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br