fbpx

Que venham os frutos

Que venham os frutos

Na data de hoje, despeço-me da presidência da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. E como há tempo a AJURIS se dedica a toda a sociedade gaúcha, porque se preocupa e se integra a ela, utilizo este espaço para destinar ao caro leitor algumas palavras.
 A gestão desenvolvida durante o biênio 2008/2009 e por mim liderada esteve permanentemente atenta às grandes reivindicações institucionais e corporativas, estando as principais delas encaminhadas, prontas para frutificar. A implementação dos subsídios, a PEC da Previdência, a PEC dos pretores e o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade são exemplos que ilustram essa afirmação.
 A administração que ora finda manteve-se fiel à história da AJURIS, elevando-a como baluarte da independência e harmonia, imbatível pelo seu vigor nas suas postulações. Fiel também à história associativa, realizaram-se projetos inéditos. O principal deles talvez tenha sido o VIII Congresso de Magistrados Estaduais, realizado em junho de 2009 na histórica cidade Pelotas, ocasião em que se promoveu abertura grandiosa, no tradicional Theatro Guarany, com apresentação do Grupo Tholl e plateia composta por mais de mil pessoas. Essa iniciativa foi um presente à comunidade, marcando o definitivo envolvimento dos juízes de Direito com a comunidade.
 O projeto em defesa do Pré-sal, que nasceu na AJURIS a partir da sensibilidade da magistratura em perceber que a Lei do Petróleo deveria ser aperfeiçoada, ganhou dimensões nacionais. Hoje, o movimento E o Pré-sal é nosso? conta com a participação de diversos órgãos e entidades, agregando todas as representações sociais do Estado.Graças ao movimento, a AJURIS manteve conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aliás, estreitando as relações institucionais e associativas e cuidando dos mais variados assuntos, a AJURIS se encontrou com as maiores e mais importantes autoridades da República, entre eles, os ministros presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, o Ministro da Justiça, a Governadora do Estado, os presidentes da Assembleia Legislativa Alceu Moreira e Ivar Pavan e o prefeito José Fogaça.
 Em razão dessas inúmeras iniciativas – muitas delas não citadas aqui – que encerro esse importante período da minha vida com a sensação de dever cumprido. E não poderia ser diferente, afinal, dirigir uma entidade como a AJURIS, pela sua história e tradição, é carregar o peso dos anseios de toda a sociedade, promovendo, para tanto, ações que visam à Justiça e à garantia do exercício da democracia. E pode ter certeza, caro leitor, que de um compromisso tão digno e honroso eu jamais me eximiria.
 Agradeço a todos que contribuíram na gestão, bem como àqueles que a reconheceram. Desejo boa sorte à AJURIS durante o próximo biênio. Um forte e afetuoso abraço a todos.
Carlos Cini Marchionatti –  Presidente da AJURIS no biênio 2008/2009.