fbpx

Primeira mulher a presidir a Associação relembra fatos marcantes

Primeira mulher a presidir a Associação relembra fatos marcantes

A Radioweb retransmitiu nesta quarta-feira (11/2), o AJURIS em sete décadas com a participação da presidente no biênio 2006/2007, Denise Oliveira Cezar. A primeira magistrada a presidir a Associação destacou os principais acontecimentos e desafios do período, como a implementação da política de remuneração por meio dos subsídios. Ouça AQUI.

A ex-presidente ressaltou que foi necessário ultrapassar obstáculos internos e externos. Inicialmente, foi preciso buscar consenso dos magistrados sobre a medida. Após, trabalhar pela aprovação do projeto na Assembleia Legislativa. “Naquela oportunidade, passamos praticamente a gestão inteira em torno deste pleito”, lembra a magistrada.

O Pacto Federativo também foi um dos temas polêmicos durante o período, pois estava em pauta a aplicação de um subteto remuneratório para os membros da Magistratura. Uma questão, atualmente, superada por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade. “Mas que na época estava muito viva, e precisávamos trabalhar”, recorda.

A AJURIS também promoveu, na época, uma série de encontros dos associados com os então candidatos ao governo do Estado. Durante os eventos, foi possível conhecer as propostas dos aspirantes ao Palácio Piratini e, ao mesmo tempo, demonstrar quais eram os principais anseios da Magistratura. Já do ponto de vista administrativo, houve o fortalecimento dos departamentos de Valorização dos Magistrados e das Coordenadorias.

Além de todos os desafios, o biênio foi inovador na trajetória da AJURIS, pois pela primeira vez os associados haviam eleito uma mulher para presidir a Associação. Denise afirma que jamais sofreu qualquer tipo de preconceito e que teve muito apoio para realizar o trabalho proposto.

Reprises

Até o final deste mês, a Radioweb transmite reprises dos principais programas transmitidos no ano passado. Acompanhe de segunda a sexta-feira, a partir das 13h.

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284-9107
imprensa@ajuris.org.br