fbpx

Previdência: “Não recuaremos na defesa dos nossos direitos”, afirma Schäfer

Previdência: “Não recuaremos na defesa dos nossos direitos”, afirma Schäfer

Na última reunião ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (11/12), a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública debateu os últimos detalhes da articulação para fazer o enfrentamento dos ataques à previdência promovidos pelos Governos Federal e Estadual.

Reforma da Previdência

O colegiado, no entanto, se manterá mobilizado para fazer frente à tentativa de Reforma da Previdência, que mais uma vez é trazida à pauta pelo Governo Temer e deputados da base aliada. Uma das ações é a publicação de uma carta aberta aos deputados federais, apontando que o novo texto, apresentado em emenda aglutinativa no fim de novembro, manteve o desrespeito e a retirada de direitos dos membros dos Poderes, servidores públicos e dos trabalhadores em geral.

 

Na última quinta-feira (7/12), em reunião na sede da Associação Gaúcha dos Auditores da Fiscais da Receita Federal do Brasil (Agafisp), a AJURIS, em conjunto com outras entidades, articulou a construção da chamada Frente RS Previdência para realizar ações com os deputados federais gaúchos. Na avaliação do presidente da AJURIS e da União Gaúcha, Gilberto Schäfer, a complexidade e as consequência de alterações na previdência precisam de um debate amplo e transparente com toda a sociedade, e não pode ficar restrito às negociações  do Congresso Nacional.

Reestruturação do IPERGS

Em relação à reestruturação do IPERGS, proposta pelo Governo Sartori, e que pretende retirar a autonomia administrativa e financeira dos Poderes em relação à gestão das aposentadorias, os integrantes da União Gaúcha estão organizando diversas frentes de atuação para alertar os parlamentares sobre os equívocos e a falta de diálogo na construção da proposta.

“O Governo pretende votar esses projetos nos dias 28 e 29 de dezembro, apostando em uma desmobilização. Mas avisamos, não recuaremos na defesa dos nossos direitos e estaremos articulados para conscientizar os deputados sobre os reais prejuízos dessas propostas”, afirmou Schäfer.

No que se refere às mudanças no IPE Saúde, o membros da União Gaúcha, organizados com demais entidades, entregaram na última semana uma carta aos parlamentares ressaltando os pontos de divergência nos PLs e apresentando o anteprojeto construído, em 2015, pelos membros do Conselho Deliberativo do IPERGS, e que apresenta o pensamento médio dos conselheiros indicados pelas entidades e pelo Governo.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br