fbpx

Porto Alegre ganha as cores de painel que integra o Projeto Incentivo à Arte Urbana

Porto Alegre ganha as cores de painel que integra o Projeto Incentivo à Arte Urbana

Porto Alegre ganhou no final da tarde de segunda-feira (10/1) uma grande obra artística pública que pode ser apreciada por todos que trafegarem pela Avenida Borges de Medeiros no sentido do Centro para os bairros: um imenso painel, com 65 metros de altura e 15 de largura, pintado na lateral do prédio do DAER – PGE.

O painel, em tons verdes e marrom, retrata a imagem de uma mulher, inspirada na figura de Beatriz Gonçalves Pereira, moradora da Região das Ilhas de Porto Alegre, segurando uma muda da planta Justicia gendarussa, conhecida como quebra-demanda nas religiões de matriz africana. Os autores são a artista suíça Mona Caron e o paulistano Mauro Neri, conhecidos por produzirem esse tipo de arte em diferentes espaços urbanos.  

A vice-presidente Cultural da AJURIS, Márcia Kern, relata como ocorreu o envolvimento da AJURIS e da Escola da Magistratura com o Projeto Incentivo à Arte Urbana, coordenado por Marcelo Sgarbossa, da ONG Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus). O projeto teve o apoio financeiro e a participação de outras 130 entidades e associações civis:

“No início de 2021, a AJURIS foi procurada pelo Marcelo que apresentou uma ideia que já tinha sendo gestada há bastante tempo com o Mauro e a Mona para fazer um trabalho no prédio do DAER. A ideia foi ganhando força, as entidades foram se reunindo com os entes estaduais, secretarias, responsáveis pelo prédio, e a partir daí se formou esse conglomerado de instituições aptas a fazer aportes financeiros, entre eles a AJURIS e a Escola da Magistratura, para comprar as tintas, andaimes e todo o material necessário para que o trabalho fosse feito. Foi muito bacana acompanhar a evolução desse trabalho e, mais do que isso, ver a forma como a comunidade se envolveu com ele. Sim, a ideia tem a ver com o sentimento de justiça, a planta apresentada no desenho é a planta que nas religiões de matriz africana é reconhecida como a planta da justiça, e a força da imagem traz em si a importância do povo negro que habita originalmente a terra, o lugar onde nós vivemos. Então, esse é um evento permeado dessa noção de pertencimento. Que esse trabalho de arte possa ser muito apreciado por quem anda pela cidade, muito fotografado e que traga alegria para as pessoas.”

A arte urbana é um movimento que procura ocupar a cidade com manifestações artísticas, dando cores e alegria aos espaços. É uma forma de tornar a cidade mais alegre e propor a reflexão sobre os diferentes temas que são abordados pelos artistas.