fbpx

Palestra de ministro do STJ no Congresso é destaque na imprensa

Palestra de ministro do STJ no Congresso é destaque na imprensa

Jornais e sites gaúchos e nacionais deram destaque a palestra do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin na manhã de sexta-feira (29/9), durante o XII Congresso Estadual de Magistrados, que contou com a participação de mais de 200 magistrados. O evento, promovido pela AJURIS, foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, com o tema Entre redes e muros: juízes e seus labirintos, convidando à autorreflexão e ao diálogo com a sociedade, que parte da realidade que circunda a Magistratura, complexa e ambígua.

Com o título “Herman Benjamin alerta para risco de tragédia”, o Correio do Povo salientou a fala do ministro, que afirmou não haver questão mais importante no país do que a reforma político-eleitoral: “Se não mudarmos o arranjo político-institucional, os riscos são enormes e alguns deles podem nos levar a tragédias. Primeiro, a tragédia do descrédito no sistema político-eleitoral. Se não acreditarmos no voto popular, a porta estará escancarada para o desastre político. O que salva o Brasil da guerra civil, do sangue correndo na rua, é que a população ainda acredita, a cada dois anos, em uma crença renovada, cada vez exigindo mais otimismo, que alguma coisa vai mudar”.

A versão online do Jornal Já destacou a fala de Herman Benjamin a favor do financiamento público de campanha, descartando o financiamento empresarial, que considerou ter sido “a madrasta da democracia brasileira”, aludindo aos casos de corrupção, e apontando que este tipo de financiamento é impossível de controlar.

O Sul 21, bem como os portais Brasil 247, de Brasília, e WSCOM, da Paraíba, também repercutiram a participação do ministro.

Confira na íntegra:

Correio do Povo: “Herman Benjamin alerta para risco de tragédia”

Sul 21:Ministro do STJ diz que eleições impedem guerra civil no país”

Jornal Já: “Descrença no sistema político pode levar a tragédias, adverte ministro do STJ”

WSCOM: “Ministro paraibano diz que esperança em eleições impede guerra civil”

Brasil 247: “Eleições impedem guerra civil, diz Herman Benjamin”

Diário Caratinense: “Herman Benjamin diz que reforma no sistema político-eleitoral é a questão mais importante no país”

Espaço Jurídico (Correio do Povo): Judiciário nunca foi tão necessário

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br