fbpx

Órgão Especial considera constitucional representação da União Gaúcha no Conselho do IPERGS

Órgão Especial considera constitucional representação da União Gaúcha no Conselho do IPERGS

Em sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (12/11), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) assegurou a constitucionalidade da União Gaúcha para representar os servidores públicos no Conselho de Administração do IPERGS.

Com a decisão, a Corte considerou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RS (Fessergs), que questionava a representatividade da União Gaúcha, que congrega 26 entidades representativas dos servidores e membros de Poder do RS.

A presidente da AJURIS, Vera Deboni, e o presidente da União Gaúcha, Cláudio Luís Martinewski acompanharam o julgamento. “Esta é a terceira vitória conquistada na esfera judicial. As duas anteriores foram no âmbito da Justiça do Trabalho. A grandeza da União Gaúcha representa o trabalho das suas entidades,  que vem construindo uma previdência social e um sistema de saúde dos servidores mais justo,  consistente e sustentável. A alternância da coordenação da UG é prática democrática e fator de sinergia para o enfrentamento das grandes questões que dizem respeito aos interesses dos servidores estaduais”, avaliou Martinewski.

 

Mudança na base de segurados é suspensa

Na sessão de segunda-feira, a Corte também julgou procedente a ADI que impede a ampliação da cobertura assistencial do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS para não-servidores. A decisão do desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, relator da ADI, foi acolhida pela maioria dos desembargadores e suspende alteração aprovada pela Assembleia Legislativa em 2018, que permitia a inclusão de outras categorias que não a de servidores públicos no IPE-Saúde.

 

Roberto Fraga é escolhido juiz efetivo para o TRE

Os integrantes do Órgão Especial também escolheram o juiz de Direito Roberto Carvalho Fraga para ocupar a vaga de Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE/RS). O magistrado vai ocupar a vaga gerada pelo o término do biênio do juiz de Direito Luciano André Losekann.

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br