fbpx

OEA pede relato sobre Presídio Central ao Fórum da Questão Penitenciária

OEA pede relato sobre Presídio Central ao Fórum da Questão Penitenciária

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou o Fórum da Questão Penitenciária para participar de uma reunião de trabalho no dia 27 de setembro, em Washington (EUA). A OEA quer mais informações sobre a ação movida pelo Fórum em 2013, que denuncia as condições degradantes e de violação dos direitos humanos do Presídio Central, que a partir de 2017 passou a se chamar Cadeia Pública de Porto Alegre.

Em reunião na tarde da última quinta-feira (29/8), na AJURIS, os participantes do Fórum decidiram indicar o magistrado Daniel Neves Pereira como representante na reunião da OEA. O magistrado mora em Indianápolis, onde prepara seu mestrado sobre a questão penitenciária gaúcha.

O Fórum foi criado em 2012 para denunciar junto à OEA as péssimas condições do Presídio Central. Na época, o estabelecimento penal foi considerado o pior das Américas. Além da AJURIS, outras oito entidades de diversas áreas de atuação integram o Fórum, com o objetivo de proporcionar uma visão integral das condições do local.

Também ficou decidido que será agendada uma reunião com os responsáveis pela área da segurança pública do governo do Estado. A pauta do encontro será a situação precária de presos provisórios que estão detidos em carros e prédios sem condições humanas.