fbpx

Nota pública: um dia de reflexão

Nota pública: um dia de reflexão

O dia de hoje, 8 de janeiro de 2024, se impõe como um momento de reflexão sobre o ocorrido há exatamente um ano, em Brasília, quando um bando de criminosos promoveu um ataque contra o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, que formam os Poderes da República.

O episódio confirma o antigo dizer de pensadores de que a democracia precisa ser cuidada e acalentada permanentemente para nos proporcionar igualdade e segurança ao longo de sua existência. Foi a força da democracia e sua sólida aliança com as pessoas de bem e com as instituições compromissadas com os valores do Estado Democrático de Direito que nos fizeram vencer tão nefasto episódio.

É o pleno exercício da democracia, fruto da atuação conjunta dos Três Poderes, o melhor valor para evitar que fatos assim se repitam, conforme ficou firmado em manifestação da AJURIS em ato público promovido pela Associação no dia 17 de janeiro de 2023, em frente ao Palácio da Justiça, com a participação dos líderes dos Poderes no Rio Grande do Sul: aos vândalos, saibam, nós jamais recuaremos.

Cláudio Martinewski
Presidente da AJURIS