13 maio Nota pública: construção pelo diálogo dos Poderes
A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) reafirma que o Poder Judiciário nunca será insensível às questões para as quais serve à população gaúcha. Isso faz com que toda decisão complexa e que demande a afirmação de direitos e a proteção das pessoas não pode ser tomada pelo Poder Judiciário de afogadilho e sem que todas as suas consequências sejam sopesadas.
A construção deve ser feita pelo diálogo franco e direto entre Poderes e instituições, todos atuando harmonicamente em suas respectivas competências. O debate público, sem a participação de todos, em nada colabora na busca da estabilidade social em momentos tão críticos como o vivido pela população gaúcha.
O histórico de serviços prestados pelo Poder Judiciário ao povo gaúcho é testemunho da sensibilidade com que trata e garante os direitos de cada cidadão. Poder que tem na sua missão a pacificação social e a defesa dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito.
A sensibilidade é inerente a atuação de todos os magistrados e magistradas, seja na sua atuação jurisdicional, seja na sua atuação administrativa, como demonstrada na ação contínua em todo o Rio Grande do Sul, que já alcançaram volume inestimável de doações e no cadastro dos atingidos pelos eventos climáticos, bem como repasses do Poder Judiciário em favor da Defesa Civil estadual.
A AJURIS faz um pedido a todos: é hora de somar!
Cristiano Vilhalba Flores
Presidente da AJURIS