fbpx

Memória Judaica é tema da Pinacoteca da AJURIS em maio

Memória Judaica é tema da Pinacoteca da AJURIS em maio

A arte, a cultura e a tradição do povo judeu serão expostas durante o mês de maio na Mostra Artística da Pinacoteca da Associação dos Juízes do RS (AJURIS). A exposição Memória Judaica é assinada pela artista visual Gladis Coifman em homenagem ao Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, comemorado em 21 de maio. O lançamento das obras ocorreu nesta quarta-feira (3/5), no Foro Central II, em Porto Alegre. As visitações estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

Os trabalhos expostos foram desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19 para o Grupo de Cartões, da B’nai B’rith Barão Hirsch, uma entidade judaica de direitos humanos que combate o antissemitismo, o racismo, a discriminação e o preconceito. “O povo judeu possui tradições milenares e suas festas encantam todos que participam. Como filha de família judaica e ex-aluna do Colégio Israelita Brasileiro, absorvi muito conhecimento dessa temática. Espero que a minha primeira exposição individual traga ao público toda a beleza e riqueza de detalhes que procurei colocar nas obras”, destaca Gladis.

Gladis Coifman é porto-alegrense, artista visual e historiadora formada na Universidade Federal do RS (Ufrgs). Desenvolveu estudos de artes no Atelier Livre da Prefeitura, onde teve aulas com professores renomados de Porto Alegre, Los Angeles e Sydney. Já participou de exposições em galerias em Santa Catarina, Portugal e Espanha e nas Câmaras de Vereadores da Capital e de Gramado. Atualmente, integra o grupo de estudos em Arte Contemporânea e Pintura.

O lançamento da exposição contou com a presença do presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, da diretora do Departamento Cultural Márcia Kern, e da diretora do Foro de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertoluci.