fbpx

Martinewski debate Previdência Complementar na TV Assembleia

Martinewski debate Previdência Complementar na TV Assembleia

O diretor da Escola Superior da Magistratura (ESM/AJURIS), Cláudio Luís Martinewski, participou na terça-feira (6/9) do programa Democracia, da TV Assembleia. Com apresentação do jornalista Batista Filho, o programa tratou do novo Plano de Previdência Complementar dos funcionários públicos estaduais, regulamentado pelo governador José Ivo Sartori em agosto. Também foram convidados para debater o assunto a advogada Francesca Luchese e o presidente da Comissão de Seguros e Previdência Complementar da OAB/RS, Marcelo Barreto Leal.

Em sua fala, o desembargador, que presidiu durante oito ano o Conselho Deliberativo do IPERGS, destacou que o novo regime de Previdência Complementar provavelmente trará consequências graves para os funcionários públicos, o que pode ser constatado em experiências semelhantes implementadas em outros países.  “Para formar um plano de previdência, historicamente sempre se buscou princípios sociais, conquistas sociais, conquistas dos trabalhadores, o que não é o caso dessa lei complementar”, afirma.

O diretor da Escola da AJURIS salienta, também, a semelhança desse modelo com a previdência privada: “A inspiração da previdência privada é o mercado de capitais, sem qualquer conexão com a questão da previdência efetivamente como ela era concebida historicamente, no sentido do auxílio daqueles infortúnios dos trabalhadores. Essa lei trata exclusivamente da questão de mercado financeiro e é impropriamente chamada de previdência complementar”, frisa.

Confira abaixo o programa na íntegra:

Parte 1:

 

Parte 2: 

 

Parte 3:

 

Parte 4:

 

Parte 5:

 

Parte 6:

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br