fbpx

Martinewski assume AJURIS e assegura compromisso com atuação associativa e debates sociais

Martinewski assume AJURIS e assegura compromisso com atuação associativa e debates sociais

O desembargador Cláudio Martinewski tomou posse como o 38º presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) no final da tarde desta terça-feira (1º/2) para o biênio 2022-23. Com um discurso forte, Martinewski falou dos compromissos de sua gestão com a atuação associativa e também com a participação da AJURIS em debates e eventos que envolvem o interesse social e a defesa do Estado Democrático de Direito.

Restrita a convidados e obedecendo as normas de segurança sanitária, a cerimônia solene foi realizada no auditório Mondercil Paulo de Moraes, localizado na sede do Ministério Público do RS. O evento contou com a presença da presidente recém-empossada do Tribunal de Justiça do RS, Iris Helena Medeiros Nogueira; do novo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira; do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, representando o governador Eduardo Leite; do procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; do coordenador da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, representando a entidade, e de cerca de 100 líderes e representantes dos Três Poderes, de associações civis e de classe.

Primeiro a se manifestar, o juiz de Direito Orlando Faccini Neto, que deixou a presidência da entidade, fez um discurso de agradecimento e lembrando da gestão 2020-21, ocorrida no período da pandemia. “Esses dois anos passaram-se rápido demais, entretanto sucedeu que foram anos poucos vividos no sentido que as experiências humanas mais importantes não aconteceram. O que coube fazermos, diante do quadro que se instituiu, é realizarmos o nosso melhor. Procurei nesse período dar o que tinha de melhor, com os meus limites e características. Acredito que a circunstância de estar saindo com o espírito leve, demonstra que conseguimos algum sucesso”, destacou.

Em sua manifestação como novo presidente da AJURIS, Martinewski falou da importância da atuação associativa para garantir as melhores condições de trabalho e o pleno direito das juízas e juízes do Rio Grande do Sul. “Assumo a condição de porta-voz da combatente, altiva, produtiva e inovadora magistratura gaúcha. Vamos usar dessa voz para que a sociedade tenha cada vez mais uma melhor compreensão das condições e da força do trabalho dos magistrados. Vamos proclamar para que cada vez mais encontre eco na sociedade o que pulsa na alma de cada um dos juízes e juízas gaúchos: o desejo de bem servir às suas comunidades”, afirmou. Também falou da importância da defesa intransigente do Poder Judiciário. “É inconcebível, dentro do espírito de harmonia que deve prevalecer no Estado Democrático de Direito, os ataques que magistrados integrantes Supremo Tribunal Federal, tribunais superiores e dos tribunais sofrem a cada decisão que anunciam. É inaceitável que o Supremo e o Judiciário como um todo sejam vítimas do legítimo exercício de seu papel constitucional no funcionamento da República e da sua legítima atuação institucional no compromisso de sustentar o Estado Democrático de Direito junto com os demais Poderes”, disse. Por fim, destacou o papel que caberá à AJURIS no debate público: “Nosso ambiente político está dividido há anos. Uma parte grita, a outra não ouve, e há insuficiente mostra de disposição ao diálogo. Debater e discordar faz parte da democracia, mas desconstruir e atacar faz parte dos piores tempos pelos quais passou a humanidade, entre eles duas guerras mundiais que ceifaram milhões de vidas e regimes autoritários, que silenciaram milhões de vozes. Mas se querem envolver a nós, Justiça, nesse insano embate que divide o país que nos vejam sempre ao lado dos que estão comprometidos com a construção de um Estado justo, e não na companhia de grupos compromissados com a violência e o caos social como forma de se perpetuar no poder”.

Veja a íntegra do discurso de Martinewski no link: https://bit.ly/DicursoMartinewski2

Veja a íntegra da posse no link: https://www.youtube.com/watch?v=HDlOPO2lV88

 

Conheça o novo presidente da AJURIS

 

Natural de Porto Alegre, Cláudio Martinewski é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), com especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário e MBA em Administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas.

Ingressou na magistratura como pretor em 1987 e, em 1990, assumiu como juiz, atuando nas comarcas de Encantado, Dom Pedrito e Porto Alegre, onde atuou na 6ª Vara da Fazenda Pública. Foi juiz-corregedor no Tribunal de Justiça do RS (TJRS), diretor da Escola da Magistratura da AJURIS e diretor do Foro da Capital. Em 2014, foi promovido a desembargador e passou a integrar a 23ª Câmara Cível do TJRS.

O desembargador também sempre teve ativa vida associativa, com especial dedicação às atividades de melhorias e qualificação do serviço público. Foi presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, secretário-executivo do Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário, conselheiro do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) e integrante do Fórum Interinstitucional Previdenciário do TRF – 4ª Região, em representação do Poder Judiciário estadual. Na AJURIS, foi vice-presidente de Patrimônio e Finanças e vice-presidente Administrativo.

 

Veja quem tomou posse

 

Conselho Executivo

Presidente: Cláudio Martinewski
Vice-presidente Administrativo: Cristiano Vilhalba Flores
Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: Thiago Dias da Cunha
Vice-presidente Cultural: Daniel Neves Pereira
Vice-presidente Social: Amita Leão Barcellos Milleto
Vice-presidente de Aposentados: Helena Ruppenthal Cunha
Diretora da Escola da Magistratura da AJURIS: Patricia Laydner
Vice-diretora: Clarissa Costa de Lima

Conselho Deliberativo

Mauro Peil Martins
Angelo Maraninchi Giannakos
Laura de Borba Maciel Fleck
Tomás Silveira Martins Hartmann
Eduardo Sávio Busanello
Mauro Borba
Henrique Osvaldo Poeta Roenick
Fernanda Ghiringhelli de Azevedo
Silvio Viezzer
Gabriela Dantas Bobsin
Helga Inge Reeps
Priscila Gomes Palmeiro
Cleber Cardoso Pires
Flávio Mendes Rabello
Lizandra Cericato

Conselho Fiscal

Rosane Wanner da Silva Bordasch
Leandro Raul Klippel
Léo Pietrowski

Departamento de Assistência à Saúde (DAS)

Diretor: José Eugênio Tedesco
Subdiretores Paulo Augusto Monte Lopes, Marcelo Mairon Rodrigues e Flávio Mendes Rabello