11 set Magistrados gaúchos recebem Cruz do Mérito da AMB em sessão no STJ
Uma sessão solene no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no final da tarde desta quarta-feira (11/9) encerrou o dia de comemorações, em Brasília, dos 70 anos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, e integrantes da diretoria participaram dos eventos.
Durante a sessão, cinco magistrados receberam a comenda Cruz do Mérito, uma honraria criada pela AMB para agraciar e distinguir personalidades que se destacaram por seus esforços constantes para a melhoria e valorização do Poder Judiciário e da magistratura brasileira. Foram agraciados os juízes aposentados do Rio Grande do Sul José Antônio Azambuja Flores (diretor do Departamento Desportivo da AJURIS) e Ronaldo Adi Barão Castro da Silva e, in memorian, o ministro do STJ Ruy Rosado de Aguiar Júnior, que faleceu no dia 24 de agosto, em Porto Alegre. A filha do ministro, a juíza de Direito Ana Lúcia Andrade de Aguiar, recebeu a comenda em nome da família. A homenagem ao ministro Ruy Rosado foi uma proposição da AJURIS feita à AMB.
Também foram agraciados o desembargador Gilberto Ferreira, do Tribunal de Justiça do Paraná, e a juíza Sulamita Bezerra Pacheco de Carvalho, do Rio Grande do Norte.
Junto com o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, compuseram a mesa os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Romão Cícero de Oliveira. “Passados 70 anos de sua fundação, a AMB continua como nunca contribuindo para a união da magistratura nacional”, disse o presidente do Supremo em seu discurso de saudação.
Ao final da sessão, a presidente da AJURIS e presidentes das demais associações de magistrados receberam um “pin” confeccionado especialmente para celebrar os 70 anos da AMB.