fbpx

Justiça Restaurativa é destaque do Sala de Audiência

Justiça Restaurativa é destaque do Sala de Audiência

O Núcleo de Estudos de Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura (ESM/AJURIS) completou no dia 8 de agosto de 2014, dez anos de atuação ininterrupta. A modalidade promove a pacificação em conflitos criminais e da infância e da juventude por meio do diálogo entre vítima, agressor e pessoas próximas às partes.

No Rio Grande do Sul, a experiência com a Justiça Restaurativa iniciou em 2005, com o programa Justiça para o Século 21, articulado pela AJURIS e implementado na 3ª Vara da Infância e da Juventude. Para celebrar os dez anos do Núcleo de Estudos, está sendo elaborada uma programação especial, que deverá trazer ao Estado outras experiências de aplicação da prática.

A Radioweb AJURIS reprisou nesta segunda-feira (19/1) o programa Sala de Audiência que abordou o tema e outros assuntos relacionados. A juíza de Direito Rosana Broglio Garbin conversa com a coordenadora do Núcleo, Vera Lúcia Deboni, e com a assistente social jurídica Beatriz Gerhenson.

Desde a criação do Núcleo, cerca de 9.000 pessoas passaram por formação em Justiça Restaurativa, não necessariamente como facilitadores de círculos. “O Núcleo se forma como o braço de capacitação e de reconhecimento e pertencimento das pessoas que passaram a se envolver com esta metodologia”, comenta Vera Lúcia.

Beatriz destaca que a Justiça Restaurativa não busca a punição, mas a responsabilização, por meio de uma visão de futuro construtiva e participativa.  “Para que a responsabilização ocorra, é preciso que as pessoas atingidas por uma determinada ofensa possam se encontrar para lidar com as consequências do que aconteceu”, detalha.

Confira a programação das reprises:

Em janeiro e fevereiro, a Radioweb AJURIS transmite reprises de programas transmitidos no ano passado. Acompanhe de segunda a sexta-feira, às 13h. A programação está disponível abaixo.

Segunda-feira – Sala de Audiência
Terça-feira – Juízes em Ação
Quarta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)
Quinta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Deliberativo)
Sexta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)

 

Departamento de Comunicação
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br