fbpx

Justiça Restaurativa busca o reparo ao invés da punição

Justiça Restaurativa busca o reparo ao invés da punição

A Justiça Restaurativa tem objetivo de criar um novo conceito social de solução de conflitos. Ela se fundamenta mais na reparação dos danos do que na punição. O principal objetivo é o de conectar pessoas além dos rótulos de vítima, ofensor e testemunha, desenvolvendo ações construtivas que beneficiem a todos.

A iniciativa visa ampliar a mediação em áreas como infância e juventude, violência doméstica e familiar contra a mulher, execução penal e direito de família através da cultura da conciliação. A Justiça Restaurativa foi o tema da segunda edição do programa Juízes em Ação, apresentado por Eduardo Prates. O programa que destaca projetos e atividades realizadas por magistrados em prol de interesses da sociedade. A programação completa e as entrevistas já veiculadas podem ser conferidas AQUI.

Criada há dez anos no Rio Grande do Sul, ela ainda está em processo de expansão para o restante do país. Em entrevista ao Juízes em Ação da Radioweb AJURIS, o magistrado Leoberto Brancher detalhou as ações que levaram a um convênio de cooperação firmado entre órgãos do Poder Judiciário e associações de magistrados, que determinou o alinhamento nacional.

Nominado como coordenador da nova sede da Justiça Restaurativa em Caxias do Sul, Brancher foi idealizador do método em Porto Alegre no ano de 2005. A AJURIS promove e incentiva a ampliação deste modelo.

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br