fbpx

Juízes participam de entregas de prêmios do concurso de redação da AJURIS

Juízes participam de entregas de prêmios do concurso de redação da AJURIS

Abraços e sorrisos foram o que os juízes que participaram da entrega de premiações do Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas receberam nesta semana. O concurso agraciou seis alunos da rede pública de ensino, divididos nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ao todo, foram inscritas 103 redações com o tema “Ouçam bem o que venho dizer: quem a Justiça precisa ouvir?”, com a mobilização de mais de 4,6 mil estudantes.

Uma das entregas mais emocionantes ocorreu na Escola Estadual Senador Pasqualini, em Porto Alegre, onde um adolescente de 16 anos socioeducando da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS (Fase) recebeu um tablet pela conquista do segundo lugar na categoria Ensino Fundamental. “Essa é a verdadeira socioeducação. Até porque a educação é um trabalho em equipe, um conjunto de pessoas. E, por isso, agradeço muito a oportunidade”, disse o jovem. 

Acompanhando a entrega, o presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, destacou a relevância do projeto para aproximar a sociedade gaúcha do Judiciário. “Esse projeto da Associação dialoga diretamente com o nosso futuro, que são as crianças e os adolescentes. Nossa intenção é não apenas trazê-los até nós, mas também irmos até eles, visitando e conhecendo a sua realidade e perspectiva”, disse. A premiação foi acompanhada pelo presidente da Fase, José Luiz Stédile.

Ainda na categoria Fundamental, foi entregue um notebook pela conquista do primeiro lugar para a estudante Naomi Schröder, da Escola Estadual João Przyczynski, localizada em Guarani das Missões. No município de Ciríaco, pela classificação em terceiro lugar, a aluna Raqueli Bohnemberger, do Colégio Estadual Dom Antônio Macedo Costa, recebeu um smartphone. 

Em Cachoeirinha, a estudante Elisa Daniele Alves dos Reis, da Escola Estadual Presidente Kennedy, também recebeu um smartphone pela conquista do terceiro lugar na categoria Ensino Médio. A premiação da jovem foi acompanhada pelos pais orgulhosos e pela diretora da Escola. “Eu não esperava ganhar nada, fiz um rascunho com o meu depoimento sobre o que pensava do tema. Então, fiquei muito feliz com o resultado. Espero ano que vem participar de novo”, disse Elisa que sonha em passar no vestibular da UFRGS. 

O primeiro lugar da categoria foi para a aluna Eduarda Wandscheer Silveira, da Escola Estadual Curupaiti, de Vale Verde. A premiação da jovem contou também com a presença do prefeito do município, Gustavo Schuch, do vice-prefeito, Ricardo Froemming, e do presidente da Câmara de Vereadores, Elário da Silva. O prêmio do segundo lugar foi entregue em Santo Ângelo à estudante Ana Paula Sanches, do Instituto Federal Farroupilha, que recebeu um tablet. Todas as escolas com alunos premiados receberam um computador desktop. 

Para a juíza Samyra Remzetti Bernardi, uma das organizadoras do concurso que esteve presente nas entregas de Porto Alegre e Cachoeirinha, neste ano os alunos foram convidados a falarem sobre as vozes que não são ouvidas em nosso país. “É uma felicidade ver pessoas tão jovens usando sua própria voz e vendo o quanto isso pode abrir caminhos e criar oportunidades em suas vidas. A AJURIS se orgulha muito de poder proporcionar esses momentos e de fazer essa troca com a sociedade”, afirmou.

As entregas ainda foram acompanhadas pelos juízes Cristiano Meincke, Giovane Getúlio Menegaz, Suélen Caetano de Oliveira, Josiane Caleffi Estivalet, Magali Wickert de Oliveira, Karla de Oliveira e Luís Carlos da Rosa, que se dividiram para contemplar todos os municípios com escolas vencedoras. O Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas conta com o apoio do Sicredi.