fbpx

Juiz gaúcho lança projeto piloto de júri simulado nas escolas

Juiz gaúcho lança projeto piloto de júri simulado nas escolas

Juiz, acusação, defesa e jurados representados por alunos do ensino médio. Esse será o cenário do júri simulado com os estudantes do Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela. A sessão, que ocorrerá no dia 21 de junho, integra o projeto Judiciário Vai Para a Escola do diretor do Foro do município, o juiz de Direito Vancarlo André Anacleto. Com a proposta, o magistrado busca incentivar o aprendizado dos alunos em relação aos processos vivenciados no sistema de Justiça brasileiro.

O projeto irá transformar a sala de aula em um espaço jurídico. Segundo Anacleto, inspirados pela temática de guerra entre Rússia e Ucrânia, os alunos serão divididos em atores da Justiça que atuam durante um julgamento em plenário. “Cada vez mais sentimos na sociedade o interesse em assuntos ligados ao Judiciário. No entanto, a desinformação e pouco conhecimento do sistema, por vezes, acaba gerando equívocos e críticas injustificadas”, reforça.

Para dar vida ao júri simulado, o diretor do Foro realizou palestras com mais de 200 estudantes do ensino médio. Nas conversas, os alunos puderam aprender com maiores detalhes sobre as profissões de juízes, promotores, defensores públicos e advogados. A coordenadora pedagógica do Marista, Nicole Bertoluci Rodrigues, destaca que a ação tem animado as turmas. “Os estudantes estão bem empolgados com o projeto. Além de conhecerem como a Justiça funciona, o júri será um momento onde eles colocam seu protagonismo em jogo”, afirma.

A expectativa do magistrado é expandir o projeto para as escolas municipais e estaduais de Canela. “Com a realização de um júri simulado, contribuímos para o estudo aprofundado de determinados temas da atualidade, mostrando a prática de um julgamento em plenário, estimulando o debate e a formação do juízo crítico dos alunos”, explica Anacleto.