fbpx

Judiciário gaúcho empossa 92 novos juízes e juízas

Judiciário gaúcho empossa 92 novos juízes e juízas

A emoção tomou conta dos 92 novos juízes do Poder Judiciário gaúcho que foram empossados nesta sexta-feira (1º/7) em uma cerimônia realizada no Plenário Pedro Soares Muñoz, no Tribunal de Justiça do RS (TJRS). Os magistrados foram aprovados no concurso público para Juiz de Direito Substituto e, agora, passarão por uma intensa preparação na Escola da Magistratura da AJURIS, antes de assumirem vagas nas Comarcas. A solenidade foi acompanhada pelo vice-presidente Administrativo da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, e pela diretora da Escola, Patrícia Laydner.

No início da cerimônia, o juiz Fillipi Hoffmann Dutra prestou juramento em nome de todo o grupo. Em seguida, um a um, os 92 novos juízas e juízes assinaram o termo de posse. Na sequência, o novo juiz Rodrigo Antola Aita, primeiro colocado no concurso, falou em nome dos empossados. “Julguemos acima de tudo com responsabilidade. Não existe em qualquer parte do mundo uma verdadeira democracia sem um Poder Judiciário forte e independente, sólido o bastante para se recusar a se curvar perante qualquer autoritarismo”, disse Aita.

A presidente do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira, que presidiu a sessão de posse, disse em seu discurso dirigido aos novos magistrados que “a Justiça deve ser célere, efetiva, mas sobretudo justa, com olhar empático e humano. As pessoas que acorrem ao Judiciário carregam suas angústias, mazelas, dores de suas almas e por isso jamais poderão ser vistas como um mero dado estatístico”.  Lembrou que a sociedade brasileira clama “por líderes éticos” e fez um apelo para que todos sejam líderes em suas comunidades. 

Ao final da cerimônia, Vilhalba Flores disse ser uma alegria receber os novos colegas que abrilhantarão o trabalho jurisdicional do Estado. “A inclusão de mais magistrados nas Comarcas do RS é uma demanda importante da AJURIS, que neste momento encontra-se agraciada pelos 92 novos colegas empossados”, destacou. 

Em Foz do Iguaçu, onde participava de um evento da Associação dos Magistrados Brasileiros, o presidente da Associação, Cláudio Martinewski, também se manifestou sobre o evento no TJRS. “A AJURIS comemora a chegada dos novos juízas e juízes. Essa é provavelmente a maior turma de magistrados que já tomou posse no Rio Grande do Sul. O assunto é uma pauta permanente na AJURIS, que trabalha junto à administração do Tribunal de Justiça para que todos os cargos vagos sejam providos. Assim, vamos atender integralmente as necessidades da sociedade e melhorar a qualidade da prestação do serviço jurisdicional, diminuindo o acúmulo de trabalho e, por consequência, a morosidade do andamento dos processos, com decisões mais rápidas”. 

Perfil dos novos magistrados

O concurso público homologado, por unanimidade, pelo Órgão Especial do TJRS no dia 20 de junho aprovou 57 juízes e 35 juízas. Dos 92 empossados, 15% estão inclusos em cotas raciais e 2% são pessoas com deficiência.

A idade média do grupo é de 37 anos. A maior parte, 37, nasceu no Rio Grande do Sul. Também foram destaques os estados de São Paulo e Paraná, com 10 magistrados cada. Além disso, o concurso também aprovou candidatos de outros 12 estados e do Paraguai.

Outro dado interessante é que entre os 92 aprovados, 70% foram fizeram cursos preparatórios na Escola da AJURIS.