fbpx

Inteligência artificial é tema de audiência pública da OAB-RS

Inteligência artificial é tema de audiência pública da OAB-RS

Algoritmos, big data, automação e inteligência artificial foram alguns dos termos debatidos durante a audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS) nesta segunda-feira (10/10),  no auditório da OAB Cubo, em Porto Alegre. O evento foi marcado por discussões importantes acerca dos desafios e melhorias que o uso de Inteligência Artificial (IA) pode realizar no Judiciário. A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) participou do encontro com a presença do presidente Cláudio Martinewski, do vice-presidente Daniel Neves Pereira (Cultural), e dos diretores Káren Rick Danilevicz Bertoncello (Departamento Social) e Diego Barbosa (Departamento de Informática). O evento também contou com a presença do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Alberto Delgado Neto. 

Muitos conceitos, como aprendizado de máquina, redes neurais ou aprendizagem profunda, são usados para a discussão de IA. No entanto, para o cientista de dados Álvaro Justen, um dos principais convidados da audiência, todos eles representam uma única coisa. “Os conceitos de IA não são tão importantes, porque no final todos eles representam algoritmos”, explicou. Essa ferramenta – com uma função basicamente matemática – é que traz vida a sistemas que podem conter a utilização de inteligências artificiais. 

Presente na mesa principal, Martinewski ressaltou que audiências públicas sempre são bem-vindas na visão da AJURIS, pois trazem para o centro do debate democrático temas de suma relevância para a sociedade. No caso do evento promovido pela OAB-RS, o presidente reforçou que as dúvidas referentes às inovações tecnológicas são comuns entre todos os Operadores do Direito. “Entendemos que eficiência, celeridade e economicidade são uma cobrança efetiva para o Judiciário. Por isso, precisamos buscar novas ferramentas de inovação para a aplicação na jurisdição”, destacou.

A Inteligência Artificial no Judiciário tem sido um dos focos de discussões da Associação. O tema será abordado com maior abrangência na próxima edição do Jornal da AJURIS, que deve ser lançada em novembro deste ano.