fbpx

Iniciativa da AJURIS inclui Famurs na Campanha Sinal Vermelho

Iniciativa da AJURIS inclui Famurs na Campanha Sinal Vermelho

A convite da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), a Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) ingressou na Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O termo de adesão foi assinado nesta quarta-feira (31/8) pelo presidente da Famurs, Paulo Ricardo Salerno, pelo presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, pela diretora do Departamento Cultural da Associação Madgéli Frantz Machado e pela diretora da Diretoria AMB Mulheres, Maria Domitila Prado Mansur, que esteve no RS para participar da cerimônia. A solenidade ocorreu durante a Assembleia dos Prefeitos organizada pela federação na 45ª Expointer, em Esteio.

Com a adesão, a Famurs assume o compromisso de auxiliar na divulgação da campanha entre os municípios gaúchos. Segundo Palermo, a participação da federação representa um salto importante em direção ao combate da violência contra a mulher no Estado. Definida pela Lei nº 14.188/2021, o programa de cooperação Sinal Vermelho incentiva que mulheres vítimas de violência doméstica denunciem seus agressores pintando um “X” vermelho na palma da mão e mostrando o sinal em qualquer estabelecimento comercial, onde o atendente irá chamar a polícia. “Uma enorme satisfação contar com o apoio da Famurs nesta campanha que é tão importante no âmbito nacional. Essa adesão mostra a preocupação dos prefeitos gaúchos com as políticas públicas contra a violência doméstica”, afirmou Martinewski.

Atuando como juíza no 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Porto Alegre, Madgéli convive de perto com os gatilhos que a violência doméstica causa nas mulheres. Para a magistrada, é nos municípios onde a vida acontece, o que torna fundamental a criação e articulação de políticas públicas voltadas à segurança desse público. “Espero que a adesão à campanha sinalize novos tempos, e que cada um dos municípios gaúchos seja um lugar seguro, sem violência e com paz para as nossas meninas e mulheres”, destacou.

 

Para Maria Domitila, o termo de cooperação representa uma fase importante da campanha no Rio Grande do Sul, com os municípios assumindo o compromisso de reduzir os índices de violência contra a mulher. “A campanha toma importante envergadura e aumenta a esperança no estabelecimento de uma sociedade sem discriminações geradoras de violências, e, via de consequência, de atraso social, cultural e econômico”.