fbpx

Imprensa repercute manifestação do TJRS contra extinção de zonas eleitorais

Imprensa repercute manifestação do TJRS contra extinção de zonas eleitorais

Tema foi analisado pelo Órgão Especial a pedido da AJURIS.

O acolhimento do pedido da AJURIS para que o Tribunal de Justiça se manifeste contra a extinção de zonas eleitorais repercutiu na imprensa gaúcha. Os jornais Correio do Povo e O Sul destacaram a sessão do Órgão Especial de segunda-feira (5/6) que aprovou, por unanimidade, envio de ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmando a posição do TJRS contra a extinção de zonas eleitorais.

O jornal O Sul destacou a tomada de posição pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a partir de solicitação feita pela AJURIS, enfatizando que a vice-presidente Administrativa da AJURIS, Vera Deboni, acompanhou a sessão e saudou a deliberação do Órgão Especial. “Toda a magistratura precisa se posicionar contra essa medida que enfraquece a Justiça Eleitoral”, afirmou a magistrada.

O Correio do Povo salientou que a Portaria 372 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziria a presença de juízes em comarcas e extinguiria zonas eleitorais do interior do Estado. “Esta portaria editada pelo TSE, prevê a extinção de cerca de 700 zonas eleitorais no País, das quais, 70 só no Rio Grande do Sul”, relata a matéria, que também destaca a fala do presidente do TJRS, Luiz Felipe Silveira Difini, relator da solicitação da AJURIS no Órgão Especial: “A medida, portanto, vai na contramão de tudo o que se projetou em 1988 — um verdadeiro Estado Democrático de Direito, com instituições sólidas e fortes — pois pretende alterar, para pior, justamente o que está consolidando a democracia: uma justiça eleitoral presente e atuante nos mais diversos cantos do país”, declarou o desembargador.

Confira na íntegra:

Correio do Povo: TJRS quer manter zonas eleitorais

 

O Sul: Justiça gaúcha é contra a extinção de zonas eleitorais no Estado

 

 

 

 

 

Jornal Cidade: TJ manifesta contrariedade à redução de zonas eleitorais no Estado

 

 

 

 

Diário da Manhã: TJ se manifesta contra extinção de zonas eleitorais

 

 

 

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br