fbpx

Imprensa repercute inspeção na Cadeia Pública de Porto Alegre

Imprensa repercute inspeção na Cadeia Pública de Porto Alegre

Diversos meios de comunicação repercutiram a vistoria realizada por representantes da AJURIS e demais entidades integrantes do Fórum da Questão Penitenciária na Cadeia Pública de Porto Alegre, o antigo Presídio Central, na segunda-feira (16/10). O objetivo da inspeção foi reforçar a denúncia de violação dos direitos humanos na maior prisão gaúcha.

O diretor do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, Mauro Borba, acompanhou a nova fiscalização, que atende a notificação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), acerca de ação movida em 2013. Na avaliação do magistrado, “para além da indignidade presente, outra questão tão ou mais grave subjaz ao sistema de encarceramento que é o recrudescimento da violência e da insegurança pública a partir das facções existentes no Presídio Central”.

Durante a inspeção, os detentos também aproveitaram para denunciar as condições do local. Gritos como “não tem mais espaço” e “está lotado”, entre outras expressões, foram entoados enquanto representantes das entidades percorriam os corredores do presídio, junto com os juízes da Vara de Execução Criminal (VEC) Sidinei Brzuska e Sonáli Zluhan.

Leia a matéria completa: https://goo.gl/K8gxQ2

Confira o destaque que os veículos deram para a vistoria no Presídio Central:

Correio do Povo: 

 

 

 

 

Louve: 

Sul 21: 

 

 

 

 

G1:

 

 

 

 

SBT Rio Grande: 

Record – Rio Grande no Ar: 

Jornal do Almoço:

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/ja-ideias-juiza-sonali-da-cruz-zluhan-fala-sobre-a-situacao-dos-presos-em-porto-alegre/6222941/

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br