fbpx

Exposição ‘POAlaroides Urbanas’ abre o calendário deste ano da Pinacoteca

Exposição ‘POAlaroides Urbanas’ abre o calendário deste ano da Pinacoteca

Assinada pelo artista Breno Serafini, a exposição POAlaroides Urbanas – Uma Ode Visupoética a Porto Alegre estreou a mostra artística de 2022 da Pinacoteca da Associação dos Juízes do RS (AJURIS). A obra é um ensaio fotográfico em homenagem aos artistas que colorem a paisagem da capital por meio dos graffitis.  A exposição ficará disponível para visitação até o dia 30 de agosto, das 14h às 19h, no saguão do Foro Central II, em Porto Alegre. O lançamento do evento cultural foi realizado nesta quarta-feira (3/8).

Capturadas pelo celular do autor, as imagens também estão expostas em um livro com 166 fotos de páginas inteiras, publicado pela editora Parangolé e com produção cultural de Sue Gotardo. A obra, lançada em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, marca um catálogo de dez anos de registro de criações artísticas expostas pela capital gaúcha. “Essa é uma fase de ampliação do projeto, que começou como algo descomprometido que deu origem ao livro. Sempre pensei numa extensão dessa obra em uma exposição de fotos enquadradas. A arte urbana não é muito visível, às vezes precisamos descontextualizar ela de seus ambientes para que as pessoas tenham a dimensão exata da qualidade”, afirma Serafini.

Natural de Santiago, Breno Serafini é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artista possui sete livros publicados: Mosaico Laico, Geração Pixel, Millôres Dias Virão, Picassos Falsos, Bichos de Todos os Reinos, Colloríssimo – a Coroação e o Destronamento de Collor Segundo Veríssimo e POAlaroides Urbanas – Uma Ode Visupoética a Porto Alegre.

A Pinacoteca é uma realização tradicional da Vice-Presidência Cultural da AJURIS, que neste ano retomou o seu formato presencial. O evento de lançamento contou com a presença das diretoras Marcia Kern e Madgéli Frantz Machado. As próximas obras selecionadas para a mostra serão expostas nos meses de setembro, outubro e novembro, conforme o calendário divulgado.