fbpx

Evento discute perspectivas da Legislação Ambiental

Evento discute perspectivas da Legislação Ambiental

O evento O Futuro do Futuro: As Perspectivas da Legislação Ambiental Federal e Estadual reuniu durante a segunda-feira (14/10), no Auditório Cubo/OAB, magistrados, advogados, procuradores e membros da sociedade civil para debater propostas de lei que visam à modernização da legislação ambiental no Brasil.

As discussões ao longo do dia foram divididas em três painéis: o direito à informação ambiental e a participação democrática na tomada de decisões envolvendo o tema, a proposta de alterações do Código Estadual do Meio Ambiente (painel que foi presidido pela vice-presidente Social da AJURIS, Patrícia Laydner) e a proposta de uma lei geral sobre o licenciamento ambiental no país.

Ao final do encontro, os participantes divulgaram a Carta do Futuro com um pedido direto ao governador do Estado, Eduardo Leite. As entidades defendem a retirada do regime de urgência do Projeto de Lei 431/19, que está tramitando na Assembleia Legislativa.

Apresentado aos parlamentares no dia 27 de setembro, o projeto cria um novo Código do Meio Ambiente para o Rio Grande do Sul, prevendo a alteração de até 480 pontos na legislação atual. O projeto muda, retira e inclui itens que tratam sobre licenciamento ambiental, áreas de proteção permanente, unidades de conservação, fiscalização, aplicação de multas, revisão de taxas, entre outros pontos. Com o pedido de votação em regime de urgência, entidades ligadas ao meio ambiente temem que a votação ocorra na Assembleia sem um debate mais profundo, o que é necessário em mudanças numa legislação que trata de um segmento complexo.

O evento foi coorganizado pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), AJURIS, Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS), Ministério Público do Estado do RS, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRGS) e o Instituto O Direito por um Planeta Verde.